USP inicia estudo sobre alimentação infantil em Itupeva

Por em 18 de novembro de 2012
Profissionais de Saúde de Itupeva junto à equipe da Universidade de São Paulo (USP).

O Departamento de Saúde Coletiva da Escola de Enfermagem da USP – Universidade de São Paulo vai iniciar no mês de dezembro o estudo sobre aconselhamento nutricional em crianças até os 2 anos de idade.

Cerca de 350 crianças que frequentam a rede básica de saúde participarão deste projeto que visa melhorar os conhecimentos e práticas das mães com relação ao manejo correto da alimentação infantil.
Este estudo que tem como tema: “Efeito de Aconselhamento Nutricional da Estratégia de AIDPI (Atenção Integrada às Doenças Prevalentes na Infância) sobre práticas alimentares, estado nutricional e desenvolvimento infantil”, será desenvolvido em três fases.

Na primeira, as mães responderão questionário durante a consulta das crianças, assim que coletadas as informações, a pesquisa passará para a segunda etapa, na qual todos os funcionários envolvidos, entre eles, médicos, enfermeiros e auxiliares, vão receber capacitação no foco do aconselhamento infantil. Já na terceira parte, as crianças serão reavaliadas após as orientações.

“Esta é uma parceria em que todos são beneficiados, a Universidade pela oportunidade de colocar em prática o aprendizado, a Prefeitura de Itupeva por renovar-se e capacitar seus profissionais e a população pela qualidade do atendimento”, disse Rosali M. J. M. Montero – diretora de Saúde.