Itupeva sobe no Ranking do Município Verde

Por em 27 de dezembro de 2012
Imagem Ilustrativa

O programa Município Verde, da Secretaria do Meio Ambiente do Governo do Estado de São Paulo, divulgou o ranking dos municípios paulistas para 2012, com Itupeva ficando em 187º lugar, com a pontuação de 68,05; uma considerável evolução com relação ao ano anterior, quando havia ficado em 337º e pontuação de 45,15.

“Embora essa pontuação ainda não seja a que almejamos, a evolução que alcançamos, principalmente nesse último ano, mostra que estamos no caminho certo e que o trabalho vem sendo realizado com seriedade e competência pela Prefeitura”, avalia Maria Izabel do Nascimento, diretora adjunta de Planejamento e responsável pela divisão de Meio Ambiente de Itupeva.

Município Verde é um projeto ambiental iniciado pelo governo de São Paulo em 2007. O objetivo é descentralizar a política ambiental, ganhando eficiência na gestão ambiental e valorizando a base da sociedade.

Todos os 645 municípios do Estado de São Paulo aderiram ao projeto e ano a ano, segundo critérios específicos, são avaliados quais as ações necessárias para que o município seja certificado como “Município Verde Azul”.

As 10 Diretivas são: Esgoto Tratado, Lixo Mínimo, Recuperação da Mata Ciliar, Arborização Urbana, Educação Ambiental, Habitação Sustentável, Uso da Água, Poluição do Ar, Estrutura Ambiental e Conselho de Meio Ambiente, onde os municípios concentram os seus esforços na construção de uma agenda ambiental efetiva.

A nota da avaliação vai de 0 a 100 e, para receber a certificação, o município deve atingir nota igual ou superior a 80.