Coronel Sibinel assume o 12º GAC

Por em 10 de janeiro de 2013
Paulo Rosa, Coronel Sibinel e Pedro Bigardi.

O tenente-coronel Luciano Antonio Sibinel assumiu na manhã de hoje, quinta-feira (10) o comando do 12º Grupo de Artilharia de Campanha “Barão de Jundiahy”, em solenidade que aconteceu na sede do 12º GAC, na Vila Militar, em Jundiaí.

Entre as autoridades presentes estavam o prefeito de Jundiaí, Pedro Bigardi e o chefe de gabinete da prefeitura de Itupeva, Paulo Rosa, que representou o prefeito Ricardo Bocalon.

Após cumprir missões em vários estados brasileiros, incluindo a pacificação do Morro do Alemão, no Rio de Janeiro,
Sibinel, aos 43 anos, volta à Jundiaí para assumir o lugar do tenente-coronel Cláudio Alvarenga Filho, que deixa Jundiaí para atuar no Gabinete de Comando do Exército, em Brasília. Sibinel, nascido no bairro do Caxambu, é o primeiro jundiaiense a comandar o 12º GAC, que em 2012 recebeu a classificação máxima pela avaliação do Exército sobre a capacidade de atividades desenvolvidas.

Para Sibinel, comandar a unidade de Jundiaí é importante não só por ser sua terra-natal, mas pela importância do 12º GAC. “Aqui temos uma unidade da Escola de Sargento das Armas (ESA) que é bastante conceituada entre o regimento pela formação oferecida aos oficiais e soldados”, explica.

Para ele, o fato de Jundiaí ser uma cidade pujante e de acesso à boa educação faz com que o soldado do 12º GAC tenha um alto grau de escolaridade – o que reflete na qualidade da unidade, reconhecida em todo território nacional.

O tenente-coronel estudou toda a infância na Escola Estadual Getúlio Nogueira de Sá e cursou o primeiro ano do ensino médio no Colégio Divino Salvador. Em 1985 ingressou na Escola Preparatória de Cadetes do Exército, em Campinas. Depois foi para o Rio de Janeiro, onde estudou na Academia Militar das Agulhas Negras. Entre os anos de 1991 e 1993, antes de seguir para a Escola de Educação Física do Exército, no Rio de Janeiro, Sibinel voltou a Jundiaí, onde serviu como aspirante a oficial e tenente, no 12º GAC.