Educadores de Itupeva se reúnem no Wet’n

Por em 31 de janeiro de 2013
Jornal de Itupeva

A prefeitura de Itupeva realizou, na noite desta quinta-feira (31) um encontro inédito com os educadores do município.

Por iniciativa do prefeito Ricardo Bocalon, todos os educadores da rede municipal de educação se encontraram, em uma reunião que aconteceu no ‘White Pavillion’, no parque aquático Wet’n Wild, em Itupeva. O encontro teve o objetivo de dar aos profissionais as “boas-vindas” no início do ano letivo.

A realização, inédita em Itupeva, reuniu, além do prefeito Ricardo Bocalon, da diretora de Educação e Cultura, professora Idelma e do presidente do Parque Wet’n Wild, Alain Baldacci, cerca de 250 profissionais, entre professores de creches (ADI’s), de educação infantil, ensino fundamental, de educação de jovens e adultos, educação física, equipe pedagógica, diretores e vice-diretores de escola, coordenadores de educação, assistentes técnicos pedagógicos, reeducadores e estagiários.

A diretora, professora Idelma, considerou a noite como sendo muito especial e afirmou que esse é o primeiro de vários encontros coletivos que serão realizados pela Prefeitura.

“Esse dia é muito especial para mim, para o governo e para toda a nossa equipe da educação. Um dia em que a rede municipal foi oficialmente apresentada, ou seja, o primeiro passo para construirmos uma boa educação e uma escola de qualidade. Juntos, vamos definir o que está bom e continuar e também identificar o que está ruim e mudar. Sempre soube da responsabilidade que é coordenar ações de pessoas que cuidam de gente, principalmente de crianças, mas também sei o que é cuidar de gente e estou pronta para este desafio. Acredito, acima de tudo, que o diretor de educação precisa estar perto de sua rede e é isso que vou fazer. Quero oferecer ao professor condições plenas de lecionar”, disse.

O Diretor presidente do Wet’n Wild, Alain Baldacci elogiou a iniciativa do prefeito Bocalon. “É muito orgulho para o parque receber os professores de Itupeva, aqui em nosso espaço (White Pavillion). Até hoje, lembro-me dos nomes de todos os meus professores, desde o primário até a faculdade, e sei da importância que tem o profissional da educação. Quero parabenizar o prefeito, por ser um homem de visão e que prioriza a educação no município. Isso é uma característica importante de um prefeito que certamente vai revolucionar a educação. E o Wet’n Wild vai contribuir com essa mudança com a primeira Escola Técnica de Turismo e Hospitalidade de Itupeva, que será lançada em breve. Uma parceria que vai dar resultado imediato, com certeza. Tenho prazer imenso em afirmar que o melhor tratamento de água clorada do Brasil está aqui, no Parque Wet’n Wild. Não perdemos uma gota sequer de água. Tudo é reaproveitado. E isso tudo está aqui, em Itupeva. Sintam-se a vontade em nosso espaço. Sintam-se em casa. Desejo a todos muito sucesso”, concluiu.

O Prefeito Ricardo Bocalon deu as boas-vindas aos professores, agradeceu o envolvimento da diretora, professora Idelma, que viabilizou o encontro da classe educadora, e também ao presidente do Wet’n Wild, Alain Baldacci, que cedeu o espaço para esta e outras importantes reuniões da prefeitura.

“Vamos integrar nosso importante parque turístico, localizado aqui na região do Serra Azul, com a cidade de Itupeva. Ontem (quarta-feira), conversei com o Secretário Executivo do Ministério do Turismo, em Brasília, e posso afirmar que vamos fazer do turismo uma válvula propulsora de nossa cidade. Itupeva é a cidade que mais recebe turistas no Estado de São Paulo. São 6,5 milhões de visitantes todos os anos e temos que aproveitar esse privilégio na geração de renda”, disse o prefeito.

Escola Técnica para Itupeva

Ricardo Bocalon afirmou que Itupeva vai dar um passo importante, no segundo semestre. “Vamos trazer a escola técnica para o município. Especialização para jovens adultos e também para os mais velhos”.

O prefeito afirmou, ainda, que a escola é da comunidade e a comunidade precisa saber disso. “Exatamente por esse motivo que vamos seguir à risca o nosso slogan: “Nossa maior obra é cuidar das pessoas”, até o fim de nosso governo. Vamos cuidar do cidadão. Queremos que as escolas sejam abertas à comunidade. Um lugar onde as crianças aprendam, e aprendam com prazer. Também temos intenção de abrir, ainda esse ano, a primeira escola de período integral, que é a Escola do Jardim Vitória, no bairro Monte Serrat. E também vamos implantar outra, que ainda estamos definindo se será na Vila São João ou no Parque das Hortênsias. Vamos inserir a prática da capoeira, aulas de música, inglês, espanhol e filosofia, aulas que vão acontecer já no próximo ano. Também vamos discutir o “Plano de Carreira”, trabalhar por vocês. Faremos um plano de carreira participativo, para desenharmos uma carreira que não seja pessoal, mas baseada na formação do profissional. Queremos dar condições para que o funcionário possa crescer profissionalmente, para que tenha estímulo na carreira. Os professores e professoras vão ter oportunidades iguais de crescimento dentro de sua função”, disse.

Palestra

César Aparecido Nunes, licenciado em filosofia, doutorado em educação e professor da Unicamp – Universidade de Campinas – após saudar os educadores, disse estar alegre em participar deste momento da Educação de Itupeva.

“Vocês começaram o ano, que se mostra como desafiador, de uma forma elogiável, que é buscando a integração. O prefeito Ricardo está dando um passo muito importante, que é mostrando seu comprometimento com seu projeto educacional, que particularmente acredito ser diferenciado. E o mais importante é que esse projeto já conta com a coragem e participação de todos vocês.

Sei que é muito difícil falar de educação para educadores, pois sabemos bem como é ser aluno, pois já fomos alunos. Nos transformamos em professores, alguns já há uma, duas ou três décadas de muito trabalho. Nenhuma equipe de educação faz nenhum milagre sem os olhos do professor”, disse.