Chuva forte e granizo causam prejuízos em Itupeva

Por em 14 de fevereiro de 2013
Jornal de Itupeva

Uma forte chuva de pouco mais de 20 minutos, que atingiu Itupeva na tarde desta quinta-feira, foi suficiente para deixar estragos e transtornos em diversos bairros.

Por volta de 17h30, o vento forte chegou e granizo começou a cair. Dezenas de árvores foram arrancadas, casas destelhadas e alguns postes de iluminação derrubados, causando prejuízos na rede elétrica de inúmeros bairros, entre eles o São José, Arco Íris, Ana Luíza, Portal Santa Fé e parte da região Central.

Defesa Civil e Corpo de Bombeiros

O vento chegou a destelhar casas no Portal de Santa Fé. Em algumas residências foram constatadas trincas e rachaduras, inclusive com a informação inicial de risco de desabamento. O Corpo de Bombeiros e a Defesa Civil de Itupeva foram acionados, tendo comparecido ao local para averiguação junto ao diretor Municipal de Obras da Prefeitura, engenheiro Cícero Pedro Petrica. Algumas casas chegaram a ser isoladas até que os danos fossem averiguados, mas horas após o incidente foram liberadas e seus moradores voltaram a ocupá-las.

Parque dos Cafezais

O Parque dos Cafezais I e II também foram afetados, sendo o problema maior enfrentado pelos moradores da rua José Soriano, que tiveram a única passagem existente interditada.

No local, 6 eucaliptos foram arrancados pelo vento e jogados na rede elétrica. Com a queda das árvores, um poste de iluminação, com transformador, foi arrancado. Na queda, outros postes foram afetados, principalmente os particulares, que ficam localizados na parte interna das chácaras.

Ainda não há informações sobre o prazo de reparo da rede, mas diante a quantidade de árvores que caiu no mesmo local, bem como o fato de um poste com transformador ter sido arrancado, a previsão é que o reparo só aconteça nesta sexta-feira.Também no Parque dos Cafezais, uma torre de internet via rádio foi arrancada pelo vento e algumas casas foram destelhadas.

Estrada

Na estrada principal, próxima à escola Fazenda Pinheiros, outra árvore foi arrancada. Os motoristas tiveram que utilizar um caminho alternativo como desvio.

Parque das Vinhas

Em uma rua, localizada nas proximidades do Paço Municipal, uma árvore caiu. Na queda, um poste de iluminação também foi arrancado.