Acidente com caminhão mata coletor

Por em 22 de fevereiro de 2013
Jornal de Itupeva

Um grave acidente, ocorrido na tarde desta sexta-feira (22) ceifou a vida do coletor, Roberto Silva, 47 anos, morador do bairro Rio das Pedras (Nova Monte Serrat). Outros três coletores, Francisco Josimar (23 anos), Renato Pitta Marinho (28) e o motorista, Paulo César Nogueira Almeida, 29 anos, também estavam no caminhão e sofreram ferimentos leves.

As vítimas trabalhavam na coleta de lixo orgânico, no condomínio Horizonte Azul, quando aconteceu o acidente.

Segundo uma das vítimas, o veículo descia carregado com cerca de 4 mil quilos de lixo quando, por motivos a serem apurados, perdeu os freios.

O veículo pertence à empresa Litucera é novo, ano 2013, com apenas 3 meses de uso e o mecanismo responsável pela troca de marchas é automático.

O Corpo de Bombeiros de Itupeva foi até o local com 3 viaturas e teve muito trabalho para retirar o corpo da vítima fatal, que foi encontrado debaixo do caminhão.

Uma equipe da Unidade de Resgate de Itupeva (UR) socorreu o motorista, com ferimentos em uma das pernas, para o Hospital Municipal “Nossa Senhora Aparecida”, em Itupeva.

Na Delegacia, Paulo César explicou aos policiais militares o que teria acontecido:

“O veículo descia ladeira abaixo, com o freio do motor acionado, mas não sei o que aconteceu que o caminhão embalou e começou a imprimir velocidade. Tentei puxar o maneco mas não funcionou. Acionei a marcha a ré e também não funcionou. Já sem meios de parar o caminhão pedi para que os passageiros pulassem do veículo ainda em movimento. Eu também pulei e perdi os sentidos”, declarou.

O veículo caiu em uma ribanceira de cerca de 5 metros, entre mata e pedras, e tombou sobre o corpo de Roberto Silva, que morreu na hora.

O delegado Titular de Polícia de Itupeva, dr Elias Evangelista Ribeiro Junior, compareceu ao local junto a sua equipe e acionou a Polícia Científica. Também compareceram a Polícia Militar de Itupeva, a Guarda Municipal, Divisão Municipal de Trânsito e funcionários da Diretoria Municipal de Serviços Públicos.

Dois tratores e um guincho pesado foram mobilizados para retirar o veículo do local, porém, devido a dificuldade e horário avançado, o veículo deve ser retirado somente neste sábado.

Por volta das 18 horas, motorista e coletores estiveram na Delegacia de Polícia de Itupeva, para dar depoimento sobre o caso. A Polícia não descarta, como causa do acidente, a hipótese de falha humana. O Serviço Funerário Municipal foi até o local e, com apoio do Grupo Gabetta, levou o corpo até o Instituto Médico Legal de Jundiaí, onde seria submetido a autópsia.

A Litucera declarou que lamenta o ocorrido e que colocará à disposição todo apoio necessário à família das vítimas.