Itupeva vai sediar Conferência Mundial de parques temáticos

Por em 2 de março de 2013
Jornal de Itupeva

A cidade de Itupeva vai ser sede para um dos mais importantes eventos de parques temáticos do mundo. A Conferência Mundial de Líderes do setor de parques temáticos e atrações turísticas acontece às 10 horas da próxima quarta-feira, dia 6 de março, no White Pavillion do parque aquático Wet’n Wild, no bairro Rio Abaixo, e deve ser alicerçada em três eixos temáticos como: desenvolvimento do setor no Brasil e na América Latina; intercambio de experiências entre vários países do mundo e como os governos podem ajudar na implantação de Polos turísticos baseados em parques temáticos.

O encontro vai reunir 162 executivos, vindos de 42 países, além de autoridades governa-mentais brasileiras, como o secretário-executivo do Ministério do Turismo, Valdir Simão; o secretário de comércio e serviços do Ministério do Desenvolvimento, Humberto Luiz Ribeiro; além do prefeito de Itupeva, Ricardo Bocalon e do presidente do Wet’n Wild, Alain Baldacci, que também é presidente do Sindepat – Sistema Integrado de Parques e Atrações Turísticas.

A IAAPA - International Association of Amusement Parks and Attractions, que a mais importante associação de parques temáticos do mundo, com 4 mil membros e representação em 93 países, também deverá ser representada pelo seu presidente executivo.

Para o prefeito de Itupeva, Ricardo Bocalon, “O turismo é uma atividade essencial da vida das cidades, por suas consequências diretas para os setores sociais, culturais, educativos e econômicos das sociedades nacionais e para suas relações internacionais em todo o mundo. Certamente, o turismo é o principal propulsor da economia de Itupeva e de toda a nossa região”, finalizou Bocalon.

Segundo Alain Baldacci, o encontro vai reunir representantes dos maiores parques temáticos do mundo, localizados em países como China, Filipinas, Singapura, Suécia, México, Colômbia, Peru, Argentina, Equador, entre muitos outros, como a Dinamarca, no Velho Continente, onde se encontra o mais antigo parque temático em atividade do mundo, o Bakken, construído em 1859.

Presidentes, vice-presidentes e diretores de redes de parques temáticos como: Universal Studios, Walt Disney World e Busch Gardens (Estados Unidos), Europa-Park (Alemanha), Alton Towers e Pleasure Beach Blackpool (Reino Unido), Parc Asterix e Futuroscope (França), Siam Park e PortAventura (Espanha), Gardaland (Itália), entre muitos outros, estarão presentes no evento.

“Itupeva desenvolveu um grande embrião em relação aos parques temáticos, principalmente por estar localizada em uma região privilegiada, de fácil acesso e clima tropical, com proximidade de dois aeroportos e cruzada por duas das melhores rodovias do país, a Anhanguera e a Bandeirantes. Esse centro de entretenimento, composto pelo Wet’n Wild, o Hopi Hari, o Outlet Premium, o Shopping Serra Azul e o Hotel Quality & Conventions Center concentra mais de 5 milhões de turistas todos os anos. Essa concentração de pessoas é foco da indústria e, principalmente, do comércio de entretenimento”, finalizou Baldacci.

Segundo o Work Travel Tourism Council (WTTC), a América Latina terá um crescimento do turismo de 5,6% nos próximos anos, liderado pelo Brasil, que avançará 7,8%.