Investimento no turismo deve atrair empreendedores

Por em 9 de março de 2013
Prefeito Ricardo Bocalon

O Prefeito de Itupeva, Ricardo Bocalon, anunciou que vai apresentar uma lei de incentivo, com isenção de IPTU por 8 anos a todos os empreendimentos que alavanquem o turismo de Itupeva, principalmente parques de entretenimento.

“Os empresários que quiserem investir no setor turístico de Itupeva terão grandes incentivos fiscais”

É o que garantiu o prefeito de Itupeva, Ricardo Bocalon, durante a Conferência Mundial de Líderes do Setor de Parques Temáticos e Atrações Turísticas, promovida pela IAAPA (International Association of Amusement Parks and Attractions).

Durante oito anos, o Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) será isento e parte dos investimentos, como a compra de terrenos e infraestrutura do empreendimento, será ressarcida pelo município. O projeto, que será denominado Pró Turismo, deverá ser votado pela Câmara na próxima terça-feira.

CONFERÊNCIA DE TURISMO

28 países foram representados na última quarta-feira (06/03), na Conferência Mundial de Líderes do setor de parques temáticos e atrações turísticas, que foi considerada uma das mais importantes reuniões de parques de entretenimento do mundo.

O encontro aconteceu no parque aquático Wet’n Wild, em Itupeva, e contou com a presença do secretário-executivo do Ministério do Turismo, Valdir Simão, do presidente do parque que sediou o evento, Alain Baldacci. De Paul Noland, presidente da IAAPA – International Association of Amusement Parks and Attractions – que a mais importante associação de parques temáticos do mundo, que compareceu acompanhado do presidente do Conselho da IAPAA, Will Morey (Charman of the board).

Também estiveram presentes executivos de grandes parques de entretenimento, como Rich Langhorst (Vice-presidente de Walt Disney Company), John Mcreynolds (vice-presidente da Universal Studios).
A conferência teve o objetivo de discutir o desenvolvimento do setor de parques de entretenimento no Brasil e na América Latina, reforçar o intercambio de experiências entre os diversos países do mundo, além de buscar apoio junto aos governos para a implantação de Polos turísticos baseados em parques temáticos.

Durante a abertura do evento, o prefeito de Itupeva, Ricardo Bocalon, falou da importância do turismo para Itupeva e anunciou que vai apresentar uma lei de incentivo a parques de entretenimento e empreendimentos que alavanquem o turismo de Itupeva. “Entre os benefícios, vamos isentar, por 8 anos, todos os empreendimentos que se instalarem em Itupeva do Imposto Predial e Territorial Urbano.Com isso, vamos atrair grandes investidores para essa região, que de clima tropical agradável, de fácil acesso, já que é cercada por duas das melhores rodovias do país e muito próxima de 4 importantes aeroportos. Com a chegada de novos empreendimentos, a qualidade de vida de nossa população, com toda certeza, vai melhorar”, finalizou Bocalon.

Para Alain Baldacci, “Itupeva desenvolveu um grande embrião em relação aos parques temáticos, principalmente por estar localizada em uma região privilegiada, de fácil acesso e clima tropical, com proximidade de dois aeroportos e cruzada por duas das melhores rodovias do país, a Anhanguera e a Bandeirantes. Esse centro de entretenimento, composto pelo Wet’n Wild, o Hopi Hari, o Outlet Premium, o Shopping Serra Azul e o Hotel Quality & Conventions Center concentra mais de 5 milhões de turistas todos os anos. Essa concentração de pessoas é foco da indústria e, principalmente, do comércio de entretenimento”, finalizou Baldacci.

Segundo o Work Travel Tourism Council (WTTC), a América Latina terá um crescimento do turismo de 5,6% nos próximos anos, liderado pelo Brasil, que avançará 7,8%.