Coleta Seletiva começa a fazer diferença

Por em 14 de março de 2013
Jornal de Itupeva

Em atividade há cerca de 25 dias, o Projeto de Coleta Seletiva do município tem sido realizado pela Prefeitura buscando atingir a toda a cidade e seguindo roteiro de bairros e datas pré-determinados, afim de que os moradores possam se organizar para deixarem a coleta separada adequadamente para os coletores.

Antes de ser iniciado, o projeto passou por detalhada fase de estudos, para que pudesse ser implantado de forma organizada e comprometida. O prefeito Ricardo Bocalon, que trabalhou bastante para que o projeto entrasse em funcionamento, disse que acredita que com o apoio da população e o empenho da Prefeitura, a Coleta será um sucesso.

“Ainda é cedo para que possamos comemorar o êxito do projeto, mas a Prefeitura tem
feito a sua parte, tem investido e seguido à risca o roteiro de bairros e dias programados. Com isso, os moradores podem se organizar e deixar a coleta separada com confiança, sabendo que o serviço virá coletá-la sem falta. Sei que os itupevenses são um povo de bem e que podemos contar com a colaboração de todos”, afirmou Bocalon.

Segundo a Litucera, empresa contratada pela Prefeitura para realizar a coleta, nos últimos dias foi possível normalizar os serviços e seguir o itinerário à risca, atendendo todos os bairros nos dias programados. A empresa alerta também sobre a importância da separação correta dos tipos de materiais, solicita que ele seja colocado na rua apenas no dia em que a coleta passa pelo bairro, e ressalta ainda que a participação da população tem sido muito boa, e que muitos estão “colaborando demais” com a coleta.

Sônia Cipriano é moradora do bairro Vila São João e acredita no sucesso da projeto: “Acho importante ter essa separação no lixo e contar com o apoio da Prefeitura para que ele seja recolhido. É preciso se conscientizar e cuidar do meio ambiente. Com todos colaborando, acredito que o projeto será um sucesso”, disse.

Já Paula Galan, também moradora do Vila São João, enxerga no projeto uma forma de cuidar do meio ambiente e da cidade: “A questão da sustentabilidade e da preservação tem ficado cada vez mais destacada e com mais pessoas se conscientizando, então é muito importante esse apoio da Prefeitura. Fico feliz de também poder ajudar”, avalia.

A Coleta Seletiva percorre os bairros de segunda a sexta-feira e o roteiro completo de bairros pode ser encontrado no site da Prefeitura: www.itupeva.sp.gov.br.