Itupeva participa de Encontro de Interesse Turístico

Por em 8 de julho de 2013
Jornal de Itupeva

O secretário de agricultura e turismo de Itupeva, Wilson Maruzzo, esteve em Brotas nos dias 27 e 28 de junho para representar a cidade e o prefeito Ricardo Bocalon no 3º Encontro Estadual dos Agentes Públicos dos Municípios de Interesse Turístico.

Para o prefeito Bocalon, esse tipo de evento tem grande importância para a cidade: “Itupeva é um dos lugares com maior fluxo de turistas no Brasil e estamos investindo bastante no setor, procurando valorizar nosso município e nossa região, aproveitar todo o potencial que temos para continuar crescendo”, avalia.

Um dos principais assuntos discutidos no evento foi a proposta de alteração da “Lei das Estâncias” para criação da categoria de Município de Interesse Turístico, que serviria para beneficiar 140 cidades com repasses de recursos, conforme destaca o secretário de Turismo do Estado de São Paulo, Cláudio Valverde: “Esse evento é muito importante, assumiu o papel de balizador para as cidades poderem se preparar para essa nova modalidade e esse novo fundo que estamos criando, que repassará aproximadamente 57milhões de reais para serem investidos em infraestrutura”, explica.

Maruzzo também avaliou de forma positiva a participação: “Foram discutidos vários assuntos de relevância ao turismo, onde vi a importância dos cuidados com o meio ambiente, da sustentabilidade, seja ambiental, cultural, social, política, institucional e da formação de consciência para o turismo, na qual a população precisa querer o turismo”, aponta. “O turismo está em 5º lugar no ranking econômico, é o setor que emprega mais pessoas com menor custo e não agride a natureza. Itupeva tem todas as possibilidades de se tornar município de Estância Turística e, com isso, facilitar possíveis vindas de recursos, já que o governo federal e estadual têm disponibilizado ferramentas e recursos para essa área, porém, precisamos nos adequar às exigências legais”, define.

Promovido pela União dos Vereadores do Estado de São Paulo (Uvesp), com o apoio da Secretaria de Turismo, do Desenvolve SP e da Frente Parlamentar dos Municípios de Interesse Turístico (Femitur), o evento reuniu representantes de 95 municípios do Estado, além dos deputados estaduais João Caramez, Célia Leão e Itamar Borges.