Escolhido o novo uniforme escolar de Itupeva

Por em 15 de julho de 2013
Jornal de Itupeva

A Prefeitura de Itupeva realizou a premiação dos alunos que participaram do concurso que criou o novo modelo de uniforme, que passará a ser utilizado pela rede municipal de ensino de Itupeva, a partir de 2014.

A grande vencedora, que definiu as cores do novo uniforme escolar de Itupeva, foi Maria Eduarda Nascimento Carvalho, aluna do 5º ano, da Escola Municipal de Ensino Fundamental e Educação Infantil – EMEFEI – “José de Oliveira”.  Ela recebeu das mãos do prefeito Ricardo Bocalon a medalha de 1º lugar, um Tablet, que irá auxiliar em seu aprendizado, seis ingressos para o parque aquático Wet’n Wild.

O segundo lugar foi para a aluna Larissa Ferreira Sanches, que recebeu como prêmio um brinquedo, medalha e seis ingressos para o Wet’n Wild; e o terceiro para a aluna Graziela França dos Santos, que recebeu medalha e seis ingressos do parque aquático, ambas são alunas do 5º ano da EMEF, José Patrignani.

De iniciativa do prefeito Ricardo Bocalon, o concurso mobilizou alunos de 21 escolas da rede de Educação Infantil e Ensino Fundamental de Itupeva, que tiveram o direito de escolher a roupa em processo seletivo. Os uniformes serão utilizados nas creches, Educação Infantil e Ensino Fundamental I, e contarão com as seguintes peças: camiseta; agasalho (calça e blusa); tênis e meia.

Para o prefeito Ricardo Bocalon, a data ficará marcada na história do município, que em fevereiro de 2014, antes do início das aulas, entregará um uniforme bonito e de muito boa qualidade para todos os alunos da rede municipal. A iniciativa, segundo ele, busca valorizar a criatividade e a opinião dos alunos como protagonistas no cenário educacional de Itupeva, na premissa de uma escola cidadã e democrática.

“Itupeva é a primeira cidade do país a entregar nas mãos de seus alunos a opção de escolher o uniforme que utilizarão durante o ano letivo. Nosso governo faz questão de ser participativo e dar a oportunidade de participação da população desde a tenra idade”, disse Bocalon.

Processo Seletivo

As cores que farão parte do uniforme escolar de Itupeva foram escolhidas por meio de processo seletivo, não sendo observados o nome do autor ou a escola em que estuda. Segundo a Secretária Municipal de Educação e Cultura, Idelma Bocalon, uma comissão analisou todos os desenhos, atentando-se para os detalhes, que fizeram a diferença.

“É mais do que justo que o próprio aluno escolha o que vai vestir durante todo o ano. Essa iniciativa do prefeito envolve e incentiva ainda mais os principais interessados, que são os estudantes”.

Além das três primeiras colocadas, todos os outros 39 alunos (dois por escola) também foram presenteados com kits do Banco do Brasil, que no evento foi representado por Doraci e pela gerente Silvia Aparecida Simões.

As crianças com desenhos selecionados nas escolas receberam medalhas e livros. A sala da aluna Maria Eduarda, primeira colocada, foi contemplada com uma sessão de cinema, em Jundiaí, e sua professora, Carla Costa, da Escola José de Oliveira, também foi premiada.