13 mil pessoas no Desfile Cívico de Itupeva

Por em 7 de setembro de 2013
Foto: Felipe Preto

Embalados pelos sons de bumbos, caixinhas, zabumbas, cornetas, entre outros instrumentos, cerca de 5 mil pessoas usaram a Avenida Brasil como passarela, no tradicional desfile cívico em comemoração ao dia da Independência do Brasil, que aconteceu na manhã deste sábado, em Itupeva.

Para o prefeito Ricardo Bocalon, que estava no coreto da Praça da Matriz acompanhado de sua esposa, a Primeira-dama, Idelma, do vice-prefeito Osmar Tozi, além de secretários e vereadores, a cidade vive dias novos, no qual a população tem papel fundamental:

“Itupeva vive dias que não são apenas de festa, mas de orgulho, a nossa população ela esta tendo orgulho de fazer parte de uma construção de uma Itupeva melhor para todos, pois é isso que é ser patriota, é você ajudar a construir um país melhor e saber comemorar isso.”.

Cerca de 8 mil habitantes prestigiaram as fanfarras, escolas, Guarda Municipal, as Polícias Civil e Militar, Corpo de Bombeiros, Exército, Escoteiros, academias de dança e artes marciais, APAE, ciclistas, 3ª Idade, entre outras entidades, em um total de 29, que partiram do semáforo dispersando no final da Avenida Brasil, proximidades da Praça São Paulo.
Participando de seu 10ª desfile, Tertius Barros Junior fala do prazer de fazer parte do já tradicional evento em Itupeva:

“É muito bonito fazer parte desta festa, que acontece hoje. Ver toda nossa população cumprindo, não apenas um dever cívico, mas mostrando o orgulho de ser brasileiro e de ser itupevense.”.

Como em todo ano, o ponto alto do desfile foi a apresentação das fanfarras, divididas entre a escola municipal EMEFEI Vereador Laerte Retondo, as estaduais E.E. Manuel José da Fonseca, José Polli, Monte Serrat e Padre José de Anchieta, que desfilará junto com a escola Monsenhor Dr. Arthur Ricci.

O morador Tiago Gleidson de Jesus mostrou-se muito empolgado com o desfile, mas frisou principalmente as fanfarras:
“É legal você ver que há cidades que ainda conservam isso como sua tradição, ver a disputa de fanfarras, que sem duvida nenhuma foi o melhor do desfile.”.

A principal avenida de Itupeva ficou com as cores verde e amarelo. A todo momento, a bandeira brasileira passava pelas mãos dos estudantes. “Vim prestigiar o desfile e minhas netas também, que estão desfilando”, conta o aposentado, José Antônio Barbosa, morador do bairro Rio das Pedras.

No palanque central, autoridades acompanharam a passagem do desfile. “Esta é uma festa do civismo e de amor à pátria”, concluiu o prefeito Bocalon, satisfeito com a organização do desfile. Nenhum incidente foi registrado.