Câmara sedia exposição de pinturas “Louveira”

Por em 12 de setembro de 2013
Jornal de Itupeva

Trabalhos de Hélio Schonmann podem ser visitados até dia 25 de outubro

A exposição “Louveira” composta por pinturas do artista Hélio Schonmann será aberta ao público na segunda-feira, 16, na Câmara Municipal de Louveira. Os trabalhos apresentam um olhar sobre a paisagem da cidade e seu entorno, levantando questões acerca da relação que o ser humano estabelece com o lugar onde vive num mundo globalizado, e podem ser apreciados pelo público até 25 de outubro na Biblioteca Municipal Estudante William Bassi.

Segundo o artista, a exposição focaliza essa discussão de um ponto de vista plástico/poético, apresentando recortes de paisagens rurais e urbanas de Louveira e figuras humanas, em cenas carregadas de forte carga simbólica.

O trabalho exposto apresenta uma abordagem singular da linguagem pictórica: são imagens construídas a partir de contrastes entre cores transparentes e opacas, quentes e frias, respingadas e empastadas. Todos os trabalhos são realizadas sobre tela de juta pigmentada, preparada pelo próprio artista a partir de receitas artesanais, de maneira a evidenciar contrastes e permitir um maior controle técnico na aplicação de tintas e solventes.

Hélio Schonmann é artista plástico, professor e curador nascido em São Paulo, capital. Começou a frequentar o município de Louveira no início da década de 90, fixando-se nele em 2012. Seu trabalho é fundamentado no trânsito entre diferentes linguagens visuais – desenho, objeto, pintura, gravura, stencil, instalação, intervenção urbana.

Desde a década de 80 vem realizando mostras individuais – como Pinturas (Galeria Seta, 1986), Jogos (Capela do Morumbi, 2001) e Gravura em metal (Galeria Augusta 664, 2003) todos na capital. Idealiza e coordena desde 2010 mostras coletivas em espaços como o Museu Brasileiro de Escultura (MuBE), São Paulo; Museu Histórico e e Cultural de Jundiaí; Museu Olho Latino, Atibaia; Museu de Arte e Cultura de Caraguatatuba (MACC), entre outros. Atua também na coordenação de trabalhos colaborativos, reunindo dezenas de artistas na realização de murais coletivos em espaços públicos. Trabalhos dos artistas também podem ser conhecidos em seus blogs pelos endereços http://paisagensdocorpo.blogspot.com.br/ ou http://itineranciasp.blogspot.com.br/.


EXPOSIÇÃO LOUVEIRA
LOCAL: Câmara Municipal de Louveira – Biblioteca Estudante Willian Bassi
ENDEREÇO: Rua Wagner Luiz Bevilacqua, 35 – Bairro Guembê – CEP: 13290-000 – Louveira –São Paulo – Fone: (19) 3878-9420
PERÍODO: de 16/09 a 25/10
HORÁRIO: de segunda a sexta-feira das 9 às 17 h
www.camaralouveira.sp.gov.br