Prefeitura fica rosa em Outubro

Por em 8 de outubro de 2013
Jornal de Itupeva

A Prefeitura de Itupeva, por meio da secretaria de Saúde, promove, nesse mês, o OUTUBRO ROSA, com atividades voltadas à prevenção do câncer de mama.

“Outubro Rosa é uma campanha internacional que tem ganhado força cada vez mais no Brasil e estamos empenhados para promover também em Itupeva, tratar as questões de prevenção do câncer de mama e saúde da mulher”, aponta o Dr. Ricardo Vicente da Silva, secretário de saúde.

Na quarta-feira, 16, a partir das 8h, no HTPC, a secretária de Educação e Cultura e primeira Dama, Idelma Bocalon, faz uma palestra falando sobre sua experiência no assunto. “Compartilhar minha experiência é uma forma de ajudar as mulheres, orientar e trazer informações e apoio, principalmente para as que precisem enfrentar a doença. Acredito que meu relato pode servir de incentivo e motivar na luta e superação”, aponta Idelma.

No domingo, dia 20, no Parque da Cidade, será realizada a primeira Caminhada Outubro Rosa de Itupeva, a partir das 9h.
Ainda, durante todo o mês, serão realizadas ações voltadas à prevenção do câncer de mama nas Unidades de Saúde, com orientações para a detecção precoce da doença; e vários pontos da cidade, como o paço municipal, estão recebendo decoração especial para divulgar o mês.

O movimento OUTUBRO ROSA é comemorado em todo o mundo. O nome remete à cor do laço rosa que simboliza mundialmente a luta contra o câncer de mama. Teve início nos Estados Unidos, onde vários Estados tinham ações isoladas referentes ao câncer de mama e ou mamografia no mês de outubro; todas ações eram, e são até hoje, direcionadas à conscientização da prevenção pelo diagnóstico precoce. Para sensibilizar a população, as cidades se enfeitavam com os “laços rosas”, tendo assim uma expansão cada vez mais abrangente e a popularidade do OUTUBRO ROSA alcançou o mundo de forma elegante e feminina, unindo os povos em torno de causa tão nobre.

A primeira iniciativa vista no Brasil em relação ao OUTUBRO ROSA foi a iluminação em rosa do Obelisco do Ibirapuera, em SP, 02 de outubro de 2002. Aos poucos, o Brasil foi ficando iluminado de Rosa e com diversas ações voltadas ao tema. Monumentos, prédios públicos e entidades relacionadas ao CÂNCER DE MAMA são iluminados em outubro com lâmpadas de cor rosa para chamar atenção da população em relação a importância da prevenção.

Serviço:
Dia 16/10 – HTPC (Rua Vicente Tartalha, 75, Jardim São Vicente) às 8h – Relato de Experiência com Idelma Bocalon (aberto para população).
Dia 20/10 – Primeira Caminhada OUTUBRO ROSA de Itupeva no Parque da Cidade, às 9h.