Caminhada deixa rosa o Parque da Cidade

Por em 21 de outubro de 2013
A caminhada rosa aconteceu no Parque da Cidade

O Parque da Cidade ganhou um colorido diferente na manhã deste domingo, (20), quando mais de cem pessoas, vestidas com camisetas e sombrinhas da campanha Outubro Rosa, ‘pintaram’ o local durante a 1ª Caminhada do Outubro Rosa, mês de combate ao câncer de mama.

Exatamente às 9 horas da manhã, os participantes se reuniram na parte interna do Parque e iniciaram uma caminhada, que contou com palavras que lembravam as pessoas da importância dos exames para o diagnóstico precoce e prevenção da doença.

A caminhada contou com um percurso curto, já que entre os participantes estavam pessoas idosas e mulheres em quimioterapia, mas foi mais que suficiente para passar a mensagem de luta contra o câncer.

Após a caminhada, as mulheres com mais de 40 anos puderam preencher uma ficha e agendar o exame de mamografia.
O prefeito de Itupeva, Ricardo Bocalon, destacou a relevância da Caminhada Rosa e de todas as ações ocorridas durante o Outubro Rosa. “Temos que reforçar a prevenção e a educação da população, para que todos se conscientizem da importância da realização dos exames preventivo, que apesar de termos um mês especial com a campanha, as mulheres devem se cuidar sempre.”, disse.
“O câncer de mama não atinge somente as mulheres, mas também o homem. Sempre que pudermos falar em prevenção é muito interessante e essas campanhas são sempre muito bem-vindas.”, disse Ricardo Silva de Almeida.

Após participarem da caminhada, Silvania Bastos Ferreira Rocha e Andreia de Almeida Gomes de Jesus ressaltaram que é preciso se cuidar. “Com a prevenção e tratamento, podemos salvar vidas.” Achamos essa caminhada muito legal porque é uma luta em nosso favor, em favor das mulheres. Esse evento incentiva a realização dos exames preventivos e isso é muito importante, porque muitas mulheres não se interessam a fazer esses exames que podem salvar suas vidas”, disseram.

A psicóloga Telma Marques Silva, apoiadora do Outubro Rosa, falou que o as realizações da data seguem até o próximo dia 31. “Esta foi nossa última atividade nas ruas, mas as palestras nas Unidades Básicas de Saúde continuam, com orientações sobre o câncer de mama. Quero agradecer a todas vocês por essa linda manifestação e pelo carinho. Muito obrigada a todos vocês e lembrem-se, não deixem de fazer o exame por preguiça ou vergonha. É preciso ter consciência e saber que é necessário se prevenir.”, disse.

“Outubro Rosa é uma campanha internacional que tem ganhado força cada vez mais no Brasil, motivo que nos incentivou a empenharmos ainda mais sobre as questões de prevenção do câncer de mama e saúde da mulher”, aponta o Dr. Ricardo Vicente da Silva, Secretário de Saúde.

Outubro Rosa
O movimento OUTUBRO ROSA é comemorado em todo o mundo. O nome remete à cor do laço rosa que simboliza mundialmente a luta contra o câncer de mama. Teve início nos Estados Unidos, onde vários Estados tinham ações isoladas referentes ao câncer de mama e ou mamografia no mês de outubro; todas ações eram, e são até hoje, direcionadas à conscientização da prevenção pelo diagnóstico precoce. Para sensibilizar a população, as cidades se enfeitavam com os “laços rosas”, tendo assim uma expansão cada vez mais abrangente e a popularidade do OUTUBRO ROSA alcançou o mundo de forma elegante e feminina, unindo os povos em torno de causa tão nobre.

A primeira iniciativa vista no Brasil em relação ao OUTUBRO ROSA foi a iluminação em rosa do Obelisco do Ibirapuera, em SP, 02 de outubro de 2002. Aos poucos, o Brasil foi ficando iluminado de Rosa e com diversas ações voltadas ao tema. Monumentos, prédios públicos e entidades relacionadas ao CÂNCER DE MAMA são iluminados em outubro com lâmpadas de cor rosa para chamar atenção da população em relação a importância da prevenção.