Itupeva está entre as melhores da América Latina

Por em 3 de novembro de 2013
Jornal de Itupeva

Na quarta-feira, 23, Itupeva recebeu a visita da especialista sênior Gador Marizano, do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), que faz parte da comissão encarregada de conhecer os finalistas da segunda edição do Prêmio ALAS-BID que busca premiar o melhor programas que beneficie crianças menores de seis anos na América Latina e no Caribe.

Segundo a especialista, foram mais de 700 inscritos e o projeto Primeiríssima Infância do Colegiado Regional de Jundiaí, que teve Itupeva como pioneira, está entre os 5 finalistas.

Gador, acompanhada de Gabriela Aratangy Pluciennik, coordenadora de programas da Fundação Maria Cecília Souto Vidigal (FMCSV), parceira no projeto, visitou a UBS São João, a Creche Nossa Sra. de Lourdes (Santa Fé) e o CRAS Hortênsia para observar o programa na prática e, em seguida, reuniram-se com representantes das secretarias de Educação, de Desenvolvimento Social e de Saúde, que desenvolvem o projeto em Itupeva, representante da Secretaria de Saúde do Estado e do chefe de gabinete da Prefeitura, Paulo Rosa, representando o prefeito Ricardo Bocalon.

“O empenho de todos é muito significante, o projeto tem de ser abraçado por todos, é muito importante para o nosso futuro. E é importante que sirvamos de espelho para outros, é um orgulho para nossa cidade”, disse Paulo Rosa.

Durante a reunião, foram apontados os principais pontos do projeto, destacando-se o avanço do programa e, principalmente, a integração entre as secretarias envolvidas, o que resulta em maiores benefícios para a população, a humanização dos serviços e a importância de investir em projetos como o Primeiríssima Infância.

“É uma felicidade muito grande o reconhecimento do programa. Nos consideramos vencedores, e serve como uma motivação a mais”, avaliou Gabriela, da FMCSV.

O concurso, que está em sua segunda edição, é promovido pela Fundação América Latina en Acción Solidaria (Alas) e o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). A  Fundação Alas representa um movimento conduzido por lideranças latino-americanas preocupadas com a situação de vulnerabilidade das crianças na América Latina e do Caribe, e tem sede no Panamá. O projeto Primeiríssima Infância do CGR Jundiaí foi classificado entre os cinco finalistas.

O objetivo do concurso é reconhecer a inovação, a excelência e o investimento em programas que beneficiem a Primeira Infância. O Programa está concorrendo na categoria de melhor inovação, considerando sua segunda etapa, quando foi expandido para os municípios que compõem o Colegiado Regional de Jundiaí.

O Presidente do BID, Luis Alberto Moreno, e a renomada artista e ativista em educação Shakira, uma das fundadoras da organização ALAS, entregarão os prêmios em uma cerimônia que será realizada na sede do BID. “No ano passado, lançamos a primeira versão dos prêmios ALAS-BID, e reunimos mais de 700 histórias extraordinárias e iniciativas a favor da primeira infância na América Latina e no Caribe”, disse Shakira. .

O Programa de Desenvolvimento Infantil “Primeiríssima Infância” foi implantado em Itupeva em 2009, numa parceria entre Prefeitura Municipal, Secretaria Estadual de Saúde, APAE e a Fundação Maria Cecília Souto Vidigal (FMCSV), com o objetivo de introduzir conceitos e práticas de promoção do desenvolvimento integral e integrado durante a gravidez, nascimento, pós-parto e cuidado até os três anos de idade, pelos serviços de saúde, educação e de assistência social. Em 2011, Itupeva ajudou na expansão do programa para nas cidades que compõem o Colegiado de Gestão Regional Jundiaí (CGR Jundiaí), composto, além de Itupeva, pelas cidades de Cabreúva, Campo Limpo Paulista, Itatiba, Jarinu, Jundiaí, Louveira, Morungaba e Várzea Paulista.