50 mil foliões se divertem no Carnaval de Itupeva

Por em 4 de março de 2014
Jornal de Itupeva

Na noite desta segunda-feira, mais de 20 mil pessoas se divertiram com os blocos carnavalescos, Trio Elétrico e atrações musicais no palco central.

Somado o público que compareceu na matinê e também na noite de domingo e segunda-feira, foram quase 50 mil pessoas, segundo estimativa da Polícia Militar. 

Mais uma noite repleta de emoções. Assim foi a segunda-feira (3) de carnaval em Itupeva. Cerca de 20 mil pessoas lotaram os cem metros de arquibancadas e arredores da “Passarela do Samba” – avenida Emílio Checchinato – para acompanhar o desfile da escola de samba Águia Azul.

O prefeito de Itupeva e presidente do Aglomerado Urbano de Jundiaí (AUJ), Ricardo Bocalon, mostrou estar satisfeito com o evento e parabenizou a equipe organizadora e a população que soube apreciar a festa num clima de paz e harmonia. “Estou satisfeito com o resultado da festa. Os dias de carnaval foram espetaculares. Nós mostramos, mais uma vez, que somos capazes de organizar grandes eventos sem problemas, ao contrário do que algumas pessoas diziam. Agradeço a nossa equipe organizadora pelo empenho e agradeço, sobretudo, a população que deu um verdadeiro exemplo de civilidade e bom comportamento. O itupevense provou, assim como em 2013, que é capaz de se divertir sem maiores incidentes. A população de Itupeva é trabalhadora e valorosa e merece eventos grandiosos. O ambiente familiar foi a marca do Carnaval 2014. Quero aproveitar para anunciar que teremos uma bela festa de 1ª de Maio, no Dia do Trabalhador. Vamos nos esforçar para fazer uma bela festa, pois a população de Itupeva merece”.

Reestruturada desde 2013, graças ao apoio da Prefeitura Municipal de Itupeva, a Águia Azul fez bonito na avenida e levou milhares de foliões ao delírio. Com o enredo “Nas asas da Cultura também sou Sabedoria”, de autoria de Paulo Perfyl, a agremiação deu o seu recado ao desfilar de forma majestosa pelos 470 metros de Avenida. A garra e o entusiasmo dos componentes mais uma vez fez a diferença e o público respondeu com muita energia.

Com aproximadamente ­­­­­­­­­­­­­­­­­450 componentes, a agremiação trouxe para avenida 2 carros alegóricos, entre eles, um mega carro de 4 por 8 metros, enorme para os padrões de desfile do município.

“Nosso enredo aborda a cultura nas mais diferentes formas de manifestação: religião, culinária, música, teatro, entre outros. O samba é fácil de cantar por isso o público aceitou tão bem. A festa é belíssima e nossa escola tomou a avenida com entusiasmo e muita alegria. Uma de nossas metas era superar o sucesso de 2013 e pela resposta do público, acho que conseguimos. Pela segunda vez consecutiva estamos na avenida Emílio Checchinato, que se consolidou como a “Passarela do Samba” de Itupeva. O local é perfeito para a realização de um bom desfile e contribuiu muito para o nosso êxito. Temos que agradecer a administração pública municipal por acreditar em nosso trabalho e dar incentivo a maior festa popular brasileira. Ao que tudo indica, a população aprovou a nova Águia Azul, mais estruturada e ousada na confecção do carnaval. Pelo segundo ano consecutivo registramos o aumento na procura por fantasias, o que é extremamente positivo, reflexo do novo Carnaval de Itupeva, que desde o ano passado chama a atenção não apenas dos itupevenses, mas de toda a região. Atualmente nossa escola está no nível de outras grandes escolas da região”, comemora Paulo Romeu da Silva, o Paulinho, presidente da Águia Azul.

A nova fase do carnaval local refletiu nos passos e na ginga de cada componente da agremiação. “Entramos na avenida com gás extra. Felizes pelo trabalho que realizamos ao longo do ano. Os ensaios foram maravilhosos, a população compareceu e nos incentivou a fazer um carnaval magnífico. Sem dúvidas trata-se de um carnaval diferenciado, ainda melhor que o de 2013”, disse Paulo Perfyl.

“Em 2014, apostamos num grande desfile, ainda maior se comparado ao ano passado. Melhoramos a estrutura, investimos em carros alegóricos grandiosos como a escola jamais teve. Mais pessoas participaram do processo de construção e criação do Carnaval 2014. Com o ganho, quem mais se beneficiou foi a população que pôde acompanhar um desfile digno de seus espectadores. Agradecemos de coração aos organizadores do evento (Prefeitura Municipal) que nos propiciou participar de um novo e promissor processo de valorização e expansão do nosso Carnaval”, agradece Alexandre Pickles, percussionista há 17 anos da escola – desde sua fundação.

Blocos dão show e público agradece

A segunda-feira (3) de Carnaval em Itupeva foi ainda mais quente com a participação de blocos carnavalescos que invadiram a avenida após o desfile marcante da escola de samba Águia Azul.

Os blocos tiveram a difícil missão de manter o entusiasmo do folião em alta após o desfile, e, pela resposta vinda das arquibancadas, parece que conseguiram.

Outro grande destaque nesse carnaval foram os blocos de rua, que se apresentaram após o desfile da escola de samba, tomando a avenida com animação, irreverência e samba no pé. Fantasiados e bem humorados, os participantes levantaram as arquibancadas.

Cheios de energia, os blocos do Valente, do 13, Monte Serrat e C4 botaram a platéia para sambar. “A estrutura do evento possibilita a participação do povo, que brinca sem maiores preocupações. Em Itupeva, o povo canta, dança, participa de verdade. Nós dos blocos adoramos isso e chamamos sempre a população para nos acompanhar na folia. A festa está maravilhosa!”, elogia Luciana Araújo, do Valente.

As mais de 20 mil pessoas que escolheram curtir o carnaval em Itupeva nesse segunda-feira, além do desfile de escola de samba, apresentação de blocos, também curtiu muita animação com o Trio Elétrico que, liderado pela banda Sombra e Água Fresca, transformou a cidade num pedaço da Bahia. Com a participação de convidados, a banda fez todo mundo sair do chão com hits do momento. Além do Sombra, o Trio recebeu Fábio Toledo e Banda, que não fez por menos e também agitou a noite itupevense.

Empolgados, os foliões seguiram o Trio, dançaram e cantaram junto com as atrações o tempo todo. As arquibancadas, montadas pela Prefeitura exclusivamente para o evento, também ficaram cheias à espera da passagem do Trio.

O prefeito Ricardo  Bocalon, acompanhado da primeira-dama e secretária municipal de Educação e Cultura, Idelma Bocalon, e do vice-prefeito e secretário de Planejamento, Osmar Tozi, agradeceu ao apoio da população e lembrou mais uma vez o quanto a nova administração está trabalhando: “O povo de Itupeva é de gente trabalhadora, mas que também sabe se divertir! Não tivemos nenhuma ocorrência, nenhuma confusão! Pra quem criticava o nosso carnaval, falava que ia sair briga, que ia ser bagunça, vocês estão provando que o itupevense merece ser tratado com respeito! A festa está linda! E Itupeva merece mais!”, apontou, do alto do Trio Elétrico.

Moradora do bairro Santa Fé, Isabel Paiva, parabenizou o prefeito pela festa: “O carnaval está maravilhoso, se melhorar estraga! É a segunda vez que Itupeva vê uma festa desse porte. O prefeito está indo muito bem, está de parabéns! Que continue assim!”, afirmou.

Moradora do Jd. Alegria, Maria Elineuda Albino, se divertiu com família e amigos: “A festa está muito boa, está tudo ótimo! Melhor do que isso é difícil’, disse.

Esse ano a Prefeitura repetiu o investimento do ano passado, preparando uma grande estrutura, com arquibancadas e toda a segurança para que toda a família pudesse se divertir. Além do grande palco montado para os shows, a organização do carnaval contou com uma central de monitoramento por câmeras, espalhadas estrategicamente por todos os locais; segurança privada atuando em conjunto com a PM, a Guarda Municipal, Ditran e os bombeiros; além de setor de acolhimento médico com ambulâncias e profissionais para qualquer eventualidade. Na noite do desfile, a população dos bairros mais distantes pôde contar ainda com ônibus de ida e volta, totalmente gratuitos oferecidos pela Prefeitura.