PT celebra 28 anos de história em Itupeva

Por em 17 de março de 2014
Jornal de Itupeva

Para comemorar os 28 anos do Partido dos Trabalhadores – um dos mais tradicionais e proeminentes da política brasileira – no município, o presidente da legenda, Chicão Bocalon, reuniu no último dia 13, em Itupeva, inúmeras lideranças regionais do PT. Entre os convidados – além do prefeito de Itupeva e presidente do Aglomerado Urbano de Jundiaí, Ricardo Bocalon, do vice-prefeito e secretário de Planejamento, Osmar Tozi e da secretária municipal de Educação e Cultura, Idelma Bocalon – estavam presentes os presidentes petistas das cidades de Campo Limpo Paulista, Louveira, Várzea Paulista, Jundiaí, Francisco Morato, Cabreúva – representante de Hortolândia – e Santo André, a presidente do PT da Macro Mantiqueira, Thaís Tosato, secretários municipais da cidade, vereadores de Itupeva e região, assessores, presidentes de partidos aliados (PV, PSC…), presidentes e representantes de associações, entre outros.

A festa, que reuniu filiados, amigos e familiares, contou com a apresentação de duplas sertanejas, banda Fanttom e a participação da escola de samba Águia Azul.

“É um orgulho fazer parte da história do PT em Itupeva. Participar desse encontro é motivo de muita alegria e reunir tantos companheiros para celebrar o aniversário do PT na cidade é uma incrível satisfação. Mostra que o PT na região está unido para reeleger a presidente Dilma e eleger o companheiro Alexandre Padilha como governador do Estado de São Paulo. Fico feliz em dizer que o Partido dos Trabalhadores faz em Itupeva um governo exemplar, onde a população é prioridade. Na gestão do prefeito, a questão social é prioridade e já se pode notar melhorias nas áreas de Educação e Saúde. O Partido dos Trabalhadores mudou o Brasil, para melhor. Se Lula não tivesse sido eleito em 2002, não sei o que seria do país”, avalia Chicão.

“Esse é o primeiro evento do PT após a minha eleição e quando cheguei ao evento me senti chegando a uma reunião de campanha, foi emocionante. Todos devem confiar em nosso governo, pois estamos mudando Itupeva, para melhor”, disse o principal representante do PT em Itupeva, Ricardo Bocalon. O prefeito ainda fez questão de lembrar o início da luta por uma Itupeva melhor, que começou em 2004, por meio da sua primeira candidatura. “Quando começamos nossa caminhada, em 2004, éramos motivo de chacota pela cidade, pois tínhamos apenas o fusquinha do meu pai para trabalhar. Diziam que o PT cabia dentro do fusquinha. De lá para cá, muitas coisas mudaram. Nosso partido se estruturou, cresceu, e hoje temos, além do prefeito, a maior bancada da Câmara Municipal, formada por quatro vereadores (Tatiana Salles, João Batista, Grandão e Márcio Gallo) e também o secretário de Desenvolvimento Social, Eri Campos. Temos companheiros importantes (desde 2004) que ajudaram a tornar nosso objetivo, realidade. Nosso governo apresentou, em época de campanha, os 13 compromissos que fazem parte do nosso Plano de Governo. Em pouco mais de um ano, estamos apresentando os resultados e com certeza iremos cumprir os 13 pontos até o final do mandato, pois todos eles já estão bem encaminhados. Agora, temos novas metas, maiores e ousadas. Temos que reafirmar nosso compromisso de unidade e força em toda região, gastar sola de sapato, ir de casa em casa dialogar com a população e reeleger a presidente Dilma e dar uma chance a São Paulo, elegendo para governador do Estado o companheiro Alexandre Padilha, um candidato forte e de características únicas para governar o nosso Estado. A luta será grande, mas com o nosso empenho, com a nossa garra e determinação, tenho certeza que faremos o melhor por São Paulo e pelo Brasil. Não posso deixar de agradecer alguns companheiros que ajudaram a organizar essa bela festa, o vice-presidente da legenda em Itupeva, Alfredo, um dos nossos maiores militantes, o Tiãozinho, e, o responsável pelo início de toda essa bela história, o primeiro membro partidário de Itupeva, Sr. Laudelino Costa Filho, mais conhecido por Lau”, completa o prefeito.

Já a secretária municipal de Educação e Cultura, Idelma Bocalon, enfatizou o fortalecimento da legenda nos últimos anos. “O partido cresceu muito nos últimos anos, se fortaleceu e graças ao trabalho de todos, hoje temos a oportunidade de transformar a história de Itupeva, transformar a vida das pessoas para melhor. Em 2014 temos uma missão muito importante: eleger Padilha para governador e reeleger Dilma para presidente. Me considero a maior cabo eleitoral do Padilha em Itupeva. Vamos lutar com todas as forças pelo governo do Estado. O PT está dando exemplo em Itupeva, pois governa para o povo”, aponta a secretária.

Por fim, Thaís Tosato, presidente da macrorregião Mantiqueira, fez questão de lembrar o papel da mulher na política. “Lugar de mulher é na política. Temos que incentivar a prática entre as mulheres e aumentar o número de militantes. Assim como meus companheiros, quero ressaltar a importância das próximas eleições. São Paulo tem que entrar no ritmo do Governo Federal. Para tanto, precisamos de um Partido dos Trabalhadores forte e engajado”, aponta a presidente.

História do PT em Itupeva

Embora a trajetória do PT em Itupeva tenha se iniciado no ano de 1982, com a filiação do primeiro membro partidário no município, Laudelino Costa Filho, mais conhecido por “Lau”, foi só em 1986, quando registrava cerca de 30 filiados, que o PT foi fundado oficialmente na cidade.

Desde então, a maior luta do partido era a conquista do Governo Municipal, que só aconteceu nas últimas eleições, com a vitória de Ricardo Bocalon. Hoje, o Partido dos Trabalhadores possui 357 filiados em Itupeva e, no ano passado, ganhou uma nova e moderna sede, para dar continuidade nos trabalhos no município.