Acampamento reúne 240 escoteiros em Atibaia

Por em 27 de abril de 2014
Jornal de Itupeva

Neste sábado e domingo, dias 26 e 27 de abril, Lobinhos do 16º e 18º Distrito Escoteiro realizaram um acampamento na cidade de Atibaia. O evento, que recebeu denominação de “Acampamento no Jardim”, aconteceu no Parque Edmundo Zanoni e reuniu cerca de 130 lobinhos (crianças de 6 a 10 anos) e 110 chefes escoteiros, escoteiros e apoiadores.

No acampamento, as crianças receberam ensinamentos sobre a vida dos insetos e se divertiram muito, além de conhecerem novas técnicas e aprenderem muito sobre a natureza, sempre com o contato direto com o meio ambiente.

Todos os participantes do acampamento dormiram em barracas, que foram divididas por grupos.

O acampamento foi elogiado por todos os participantes e pais colaboradores, que fizeram questão de ressaltar o excelente empenho dos organizadores. Foi um final de semana muito especial para todos os lobinhos do Distrito, que finalizaram o evento com o grande Uivo e a promessa de, muito em breve, estarem presentes no tradicional Rally, que este ano deverá ser realizado na cidade de Bragança Paulista.

Depois de ter alcançado sucesso absoluto de organização e participação, o 1º Acampamento de Lobinhos de 2014 foi elogiado pelo presidente do 16º Distrito Escoteiro de Jundiaí, Amauri Pisani Guimarães, pela sua grandeza e importância que tem para a formação de jovens e principalmente por ter colocado o 16º e 18º distrito em destaque no Estado.

Em entrevista ao Jornal de Itupeva, Amauri enviou votos de Congratulações aos organizadores e coordenadores do evento.

“O 1º Acampamento de Lobinhos foi muito bem organizado e levou muito mais que conhecimento e progressão às nossas crianças, sendo um grande espetáculo de cidadania, ofertado aos participantes durante estes dois dias em que estiveram acampados no Parque Edmundo Zanoni, em Atibaia. Realmente, este evento mostra a importância e a grandeza do Movimento Escoteiro na Região. Agradeço a colaboração de todos, em especial ao GE Pedra Grande e ao prefeito de Atibaia, Saulo Pedroso, por ter cedido um lugar espetacular, que muito foi útil para o ensinamento de nossas crianças. Sabemos o quanto isto é importante para cada jovem que lá esteve presente e estaremos, sempre, voltados para esta parceria que alcança resultados significativos para todos os envolvidos. Toda a chefia envolvida está de parabéns, sem vocês nada disso seria possível. Os jovens gostaram muito e com certeza estão anciosos pelo próximo. Muito obrigado a todos”, finalizou o presidente. 

Participaram do acampamento os grupos Ivoturucaia, Curuqui, Itupeva, Jaguary, Dom Gabriel, Serra do Japy e o anfitrião Pedra Grande, que muito bem recebeu os grupos da região.

GE 276 – Itupeva

O GE Itupeva participou com 8 crianças, que foram acompanhadas de 7 chefes escoteiros que participaram efetivamente da montagem e realização do acampamento. Estavam presentes os chefes Robinson Douglas Silva, Cintia Viezzer, Élen Cristina, Wilson Junior, Luciane Almeida, Elaine Bepple e a presidente do Grupo, Eliana Izzo, que ficou responsável pelo atendimento de enfermagem dos participantes do evento.

Enquanto o acampamento era realizado, em Itupeva, na Sede do Grupo Escoteiro, diversas atividades eram realizadas com os escoteiros (jovens de 10 a 14 anos). À frente das atividades estavam os chefes escotistas: Claudio Roberto Lopes, Mônica e Ivane Pires. A reunião começou às 9 e terminou às 16 horas.

Luiz Carlos Izzo, fundador do Grupo Escoteiro Itupeva, também esteve no acampamento e acompanhou as crianças nas diversas tarefas e oficinas. “Foi emocionante conferir de perto as crianças se dedicando com todas as forças em tudo que faziam, sorrindo na desventura e superando o desconhecido, medos, dificuldades ou obstáculos sempre com um sorriso e disposição. Faço questão de destacar e elogiar o excelente trabalho dos chefes do Grupo de Itupeva. Juntos, somos fortes e com persistência nosso grupo escoteiro aos poucos está se tornando realidade”.

Escotismo

O Escotismo foi fundado por Lord Robert Stephenson Smyth Baden-Powell, em 1907, e é um movimento mundial que tem a proposta no desenvolvimento do jovem, por meio de um sistema de valores que prioriza a honra, baseado na Promessa e na Lei Escoteira, e através da prática do trabalho em equipe e da vida ao ar livre, fazer com que o jovem assuma seu próprio crescimento, tornar-se um exemplo de fraternidade, lealdade, altruísmo, responsabilidade, respeito e disciplina.