Desfile de Sto Antônio reúne cavaleiros e charreteiros

Por em 15 de junho de 2014
Jornal de Itupeva

Aconteceu na manhã deste domingo, dia 15 de junho, mais uma edição do tradicional Desfile de Cavaleiros à Igreja de Santo Antônio, evento que reuniu cavaleiros e charreteiros de Itupeva e  região.

O desfile teve início por volta das 10 horas da manhã, com concentração e partida da Praça Municipal de Eventos da Pedreira e com a locução do romeiro Valdemir Falco, popularmente conhecido por Valdão.

Os romeiros foram auxiliados pela Guarda Municipal, Ditran e Polícia Militar, que controlaram o trânsito até a chegada à Igreja de Santo Antonio.

Desta vez, o trajeto foi diferenciado e um pouco mais distante que os anos anteriores, passando pelas Avenidas Emílio Checchinato, José Tonoli, Rua Emancipadores do Município, de onde se deslocaram até o Jardim Ana Luiza, Santa Júlia, passando pelo sítio Simões até o Hospital Municipal de Itupeva, de onde rumaram para o destino, chegando à igreja por volta de 12h30.

O administrador Edevaldo Retondo compareceu ao evento com a família e elogiou a organização do desfile. Ele também destacou a importância da festa de Santo Antonio para Itupeva, que é uma das mais tradicionais festividades da cidade.

“Fico muito feliz em estar participando com a minha família de um evento tão tradicional no município. E muito além de prestigiar, estamos resgatamos aquilo é que mais genuíno nas festas de junho, que é a mistura da cultura do povo com a fé, a religiosidade.”, afirmou.

Os romeiros foram recebidos e abençoados pelo Padre Geraldo, pároco de Itupeva, que junto aos romeiros agradeceu a Deus e aos participantes e colaboradores da festa de Santo Antonio.

Como de praxe, a Associação dos Romeiros fez a doação, este ano no valor de R$ 2 mil, para ajudar a igreja. A entrega simbólica do valor foi realizada pelo Presidente da Associação dos Romeiros de Itupeva,  Angelin Lorenção, sendo agradecida pelo padre Geraldo, que finalizou o desfile abençoando a todos os romeiros presentes.

O Padre aproveitou a oportunidade para anunciar o fechamento da Igreja de Santo Antônio após os dias de festividade, já que o local passará por reformas.

Em seguida, todos participaram da parte social do evento, que contou com show ao vivo, além de barracas de comidas típicas e o tradicional leilão, realizado todos os anos no intuito de arrecadar verbas para a igreja.
A organização do evento agradeceu a presença de todos os participantes.