Itupeva conquista as primeiras medalhas nos Regionais

Por em 6 de julho de 2014
Jornal de Itupeva

A bandeira de Itupeva ganhou novas cores dourada, prata e bronze quando foi carregada ao pódio neste sábado com as modalidades do tênis de campo, biribol e judô.

O sábado de competições foi dourado para os atletas itupevenses que conquistaram as primeiras medalhas no 4º dia de disputas na 58ª edição dos Jogos Regionais, que neste ano acontecem na cidade de Sorocaba.

O ouro do tênis de campo, as pratas do biribol e judô e o bronze também do judô ajudaram Itupeva a dar mais um passo em direção à sua permanência na elite da 8ª Região Esportiva do Estado de São Paulo. Se Itupeva conseguir esse feito, será a primeira vez em sua história que a cidade permanece na 1ª Divisão dos Regionais.

“É um dia a ser comemorado, principalmente por causa de nossas pretensões dentro dos Jogos, que é de permanecer na 1ª Divisão. O que nós sabemos é que não será fácil, mas não podemos deixar de reconhecer o sacrifício de nossos atletas e de cada pessoa que de alguma forma colaborou para que alcançássemos esse resultado de hoje”, disse o Secretário Municipal de Esportes e Lazer, Juarez Pereira Gomes.

As Medalhas

Após eliminarem as atuais campeãs, Jundiaí, nas semifinais do tênis de campo, ocorridas no sábado (5) as tenistas Rachel Iotte e Pei Ju Chien entraram mais para a história do esporte itupevense quando Raquel fechou seu último game e fechou a disputa contra as donas da casa, Sorocaba, por 2 x 0.

Mesmo após vencerem as favoritas jundiaienses, as meninas de Itupeva mantiveram a seriedade e respeito que foram apresentados durante todas as partidas dos Regionais diante da jovem e esperiente dupla sorocabana.

No primeiro duelo, Chien enfrentou mais dificuldades diante da tenista de Sorocaba que em outras partidas, mesmo assim fechou os 2 sets em 6 x 3 e 6 x 3. Raquel também não teve vida fácil no primeiro set, mas venceu por 6 x 4. No segundo, mais tranquilo, fechou em 6 x 2.

“As tenistas Raquel e Pei Ju estão de parabéns, tiveram uma desempenho impecável na competição, não se intimidando diante de adversárias de excelente nível técnico e muita experiência. É uma conquista muito importante para nossa delegação, que mais uma vez estará presente nos Jogos Abertos do Interior”, destacou o professor Robinson Toledo, que foi o técnico da equipe feminina e masculina de tênis de campo.

Mais tarde foi a vez da equipe do biribol entrar na água para trazer mais uma medalha para Itupeva. Às 9h, os garotos itupevenses passaram por Boituva nas semifinais, por 3 x 0 e por volta das 13h enfrentaram os atuais campeões, Itu, e fizeram uma partida disputada, mas no final sucumbiram aos ituanos que fecharam o placar em 3 x 1 e ficaram com o ouro, enquanto Itupeva ficou com a prata.

Como nas outras edições, o judô (foto à direita) continua como uma das modalidades que mais trazem medalhas para os itupevenses. Por enquanto, é a que mais teve conquistas, com um total de duas medalhas, sendo uma de prata, na disputa por equipes no feminino, e um bronze no Kata feminino, com as judocas Ana Carolina e Raquel Palasio. O masculino em equipe ficou em 7º lugar e no Kata em 5º.

“Dentro das dificuldades encontradas que aconteceram no decorrer da competição de hoje, o nosso resultado foi bom, mas planejamos para este domingo nos classificarmos entre os 3 primeiros, tanto no masculino quanto no feminino”, disse Guilherme Guarinon, um dos técnicos do judô de Itupeva, com expectativas de mais medalhas para a cidade.

Ginástica surpreendendo e futsal se classificando

“Se colocarmos na balança a dificuldade que é a disputa da 1ª divisão nos Regionais, o resultado de hoje é surpreendente e muito positivo para nossas pretensões dentro da competição e nos deixa felizes e mais leves para buscar algo melhor amanhã”, disse Anderson Regressi, técnico da ginástica artística, que competiu em 3 aparelhos e ficou a um fio da medalha em todos disputados.

Paulo Vieira chegou perto do bronze por duas vezes, nas argolas e paralelas ficando em 4º lugar, mesma colocação de Rafael Simionato, na mesa de salto. Os ginastas voltam a competir no domingo, 6, nos aparelhos: solo; cavalo com alça e barra fixa.

O futsal masculino fez sua segunda partida e segunda final nos Regionais, após empatar em 1 x 1 com a equipe de São Roque na última quinta-feira, 3, enfrentou Jundiaí, às 16h30, sabendo do que precisava para conquistar a classificação para as quartas-de-final. No caso, Itupeva tinha a vantagem de poder até perder por 1 gol de diferença, e foi o que aconteceu. Em uma partida duríssima diante dos atuais campeões da Copa TV TEM, os itupevenses perderam por 2 x 1, mas avançaram para a próxima fase com um saldo de gols superior ao de São Roque.

Dama perde, vôlei e outras modalidades são eliminadas

Os damistas de Itupeva conheceram a derrota neste sábado e de quebra veio duas, na parte da manhã, 8h30, eles perderam para a anfitriã, Sorocaba, 10 x 1 e a tarde para Jundiaí por 7 x 5.

Volei: Após a derrota para Louveira, na noite de quinta, os meninos do vôlei precisavam de uma combinação de resultado para avançar para a próxima fase, o resultado era vencer a equipe de Jundiaí por 2 x 0 por uma boa diferença, algo que não aconteceu. Mesmo fazendo uma apresentação de igual para igual, durante os 3 sets da partida, os itupevenses não aguentaram o peso da pressão de ter que ganhar a qualquer custo e perderam por 2 x 1 (25 x 22, 25 x 27 e 15 x 10).

Malha: Quem cumpriu tabela na tarde deste sábado foram os senhores da malha e as meninas do futsal, após perderem as duas primeiras partidas diante de Jundiaí e São Roque. Os malhereiros de Itupeva se despediram da competição perdendo de Sorocaba por 140 x 16. O feminino perdeu para Taquarivaí por 3 x 1.

Tenis: Não conseguindo repetir o sucesso das meninas os rapazes do tênis de campo foram eliminados em sua estreia por São Roque por 2 x 0.

Thales Mileto