Pais, filhos, educadores e escoteiros interagem no parque

Por em 9 de agosto de 2014
Jornal de Itupeva

Cerca de 500 itupevenses, entre eles escoteiros, pais e alunos do colégio Interação estiveram reunidos, na manhã deste sábado, em um dia repleto de atividades alusivas ao Dia dos Pais, data que será comemorada neste domingo, dia 10 de Agosto.

Por volta das 9h30, pais e alunos foram recebidos no Parque da Cidade, em Jundiaí, por um grupo formado por 30 educadoras e também por escoteiros que representaram o Grupo 276 de Itupeva. Debaixo de uma grande árvore, os presentes acompanharam a apresentação da tropa escoteira e participaram do hasteamento da Bandeira Nacional.

Vestidos com uniforme escolar, os cerca de 160 alunos do Colégio Interação fizeram uso de um lenço, demonstrando a integração com a tropa escoteira de Itupeva. Acompanhado dos pais, todos aprenderam a saudação escoteira em respeito à Bandeira Nacional e acompanharam o hasteamento em estilo mateiro.

Após a apresentação inicial, as crianças foram divididas em 8 bases, onde puderam desenvolver habilidades físicas e intelectuais, sempre alimentando o convívio e a interação de pais, filhos, escoteiros e a escola.

Para a psicopedagoga, Fernanda Lapenda, diretora do Colégio Interação Itupeva, o evento tem um papel ainda mais significativo que a comemoração do Dia dos Pais.

“Nossa proposta é resgatar e valorizar os princípios e unir a família. Aqui a criança está em contato direto com a natureza e em companhia de quem mais precisa, que são os pais. É um momento de família, independente da data em si, um dia em que os pais puderam brincar, interagir e participar, o que é fundamental para o desenvolvimento da criança. Uma integração interessante, porque não foi apenas entre pai e filho, mas também com os escoteiros, com os professores, com outros pais e outras crianças”, afirma Fernanda.

Já para Eliana Izzo, presidente do Grupo Escoteiro Itupeva, a ação social em parceria com o Colégio Interação foi positiva, divertida e também muito importante.

“Ficou claro no rosto dos pais a emoção de estarem envolvidos em um dia de atividades com os filhos. E para nós, muito mais que divulgar o movimento escoteiro estamos promovendo uma importante ação social, em parceria com o Colégio Interação. As educadoras se mostraram empenhadas e junto aos escoteiros ministraram importantes oficinas às crianças. Todos estão de parabéns”, disse Eliana.

O Bombeiro Municipal, Arlindo Rocha, compareceu ao parque com a esposa, Fabiana, e a filha Giovanna, de 3 anos. De mãos dadas, eles participaram das atividades ao lado da criança.

“Muito bom este evento, porque está unindo a família. A gente está tendo a oportunidade de interagir, brincar com os filhos. Estão todos de parabéns”, disse.

Já para o casal Rafael e Aline, que acompanhou a filha Beatriz, o evento é atípico e muito importante. “Tivemos um problema hoje cedo, mas fizemos tudo para conseguir chegar e participar deste dia com nossa filha. E estamos muito satisfeitos com essa realização e certamente vamos voltar pra casa ainda mais felizes”, disse.

Luiz Eduardo Rivellino também aproveitou a manhã de sábado para se divertir com o filho, João Vitor, de 4 anos. “O ano é tão corrido e quando nos damos conta percebemos que não demos a atenção necessária para os nossos filhos. E esse evento veio preencher essa lacuna. Quando fiquei sabendo que escoteiros iam participar desse evento junto ao colégio fiquei muito feliz, pois sou fã do movimento escoteiro, que tem princípios importantes para a formação da criança como a preservação do meio ambiente, o respeito à vida e ao próximo. Espero que o Colégio possa fazer mais eventos como esse. Estão todos de parabéns”, disse Luiz.

Silvia e Luiz Henrique Vieira acompanharam a filha, Mariana, de 9 anos, nas atividades no parque. “Espetacular. Assim resumimos tudo que vimos aqui hoje. Fizemos exercícios e interagimos com os amigos, com os escoteiros e com nossos filhos. Tudo está sendo muito legal, principalmente pelo contato que estamos tendo com os escoteiros, que têm por princípios o amor a Deus, à pátria e para com o próximo.

As atividades no dia de interação seguiram até por volta do meio-dia, quando pais, filhos e educadores participaram de um lanche no parque, antes de retornarem para o conforto de seus lares. “Parabéns a todos os envolvidos nesta importante atividade.”.

CLIQUE AQUI para saber o Propósito do Escotismo

O propósito do Movimento Escoteiro é contribuir para que os jovens assumam seu próprio desenvolvimento, especialmente do caráter, ajudando-os a realizar suas plenas potencialidades físicas, intelectuais, sociais, afetivas e espirituais, como cidadãos responsáveis, participantes e úteis em suas comunidades, conforme definido no Projeto Educativo da União dos Escoteiros do Brasil.

CLIQUE AQUI para ver a Proposta do Colégio Interação Itupeva

Com proposta educacional voltada a explorar a criatividade do aluno, proporcionando-lhe liberdade de expressão, o Colégio Interação adota o Sistema de Ensino J. Piaget. Assim, aliado às teorias piagetianas, numa linha sócio-interacionista, o grande objetivo do colégio é auxiliar os alunos a desenvolver seu potencial dentro de um ritmo próprio, vivenciando os conceitos em atividades práticas e desabrochando um harmonioso e colaborativo relacionamento em grupo.

Acreditamos que cada criança tem seu tempo certo para aprender a engatinhar, sentar, andar, falar, ler e escrever e é a qualidade dos estímulos e das atividades propostas que fará com que essas aprendizagens sejam significativas e executadas com maior segurança e prazer.

Partindo de atividades significativas, incentivar a criatividade, proporcionar descobertas e mediar as aprendizagens, para que através de valores como a ética e o respeito a criança construa limites, autonomia e conhecimento, adquirindo assim o prazer em aprender.

Serviço:
Colégio Interação Itupeva
AV. Itália, 328 – Centro – Itupeva
Tel. 11 4496-1790 / 4496-4652