Escoteiros de Itupeva desfilam pela Pátria

Por em 7 de setembro de 2014
Jornal de Itupeva

Dentro do espírito de patriotismo nas programações da Semana da Pátria, o Grupo Escoteiro Itupeva fez bonito no desfile de Sete de setembro, destacando-se pelos trabalhos que tem desenvolvido em Itupeva.

Pelo terceiro ano consecutivo, os escoteiros fazem parte do desfile Cívico de 7 de Setembro em  Itupeva. Com cerca de 50 integrantes, subdivididos em lobinhos e escoteiros, além de 9 chefes escotistas, o grupo desfilou na avenida vestindo o tradicional uniforme, tendo saudado o público e às autoridades com a tradicional continência.

O grupo Escoteiro Itupeva, que é presidido pela chefe Eliana Izzo e faz parte do Distrito de Jundiaí, teve sua concentração no cruzamento da rua Vereador José Poli com Antonio Poli e desfilou pela avenida Brasil fazendo suas evoluções para o público e a todos da tribuna de honra, no Coreto da Igreja Matriz, no Centro da Cidade. As crianças deram um show.

Junto aos lobinhos e escoteiros desfilaram os chefes escotistas: Eliana, Mônica, Aline, Elaine, Izzo, Fábio, Ivane, Rodrigo e Marcelo.

História do Grupo 276 Itupeva

Fundado em 18 de agosto de 2012, após cumprir todas as exigências da União dos Escoteiros do Brasil, o Grupo Escoteiro Itupeva é participante ativo do Distrito Escoteiro, composto por 11 grupos.

A iniciativa de trazer um Grupo Escoteiro para Itupeva foi do então vereador, Luiz Carlos Izzo, que com idealismo e coragem, bem como de total apoio do então presidente Distrital, chefe Amauri Pisani, abraçou o movimento escoteiro e conquistou sua implantação em Itupeva, tendo indicado a presidência do Grupo à chefe Eliana Izzo, que da mesma forma e com o único intuito de oferecer a prática do trabalho em equipe, vem fazendo com que o jovem assuma seu próprio crescimento, além de tornar-se exemplo de fraternidade, lealdade, altruísmo, responsabilidade, respeito e disciplina.

O Grupo Escoteiro Itupeva é reconhecido junto à UEB – União dos Escoteiros do Brasil – e oferece a prática do escotismo para jovens de ambos os sexos. Sua principal característica é o envolvimento da família no Movimento Escoteiro e nas atividades do Grupo. Isto por entender que o Escotismo é uma complementação da educação que o jovem recebe na família.

É uma organização não governamental, civil, de fins filantrópicos e de interesse público atuando na formação de jovens como instituição de educação extra escolar, que exerce papel ativo na formação de melhores cidadãos e no auxílio à comunidade itupevense. Sua atividades são desenvolvidas na Escola Municipal de Ensino Fundamental “Professora Thereza Angelina Lourençon”, localizada na rua Felício Falco, nº 145 na Vila São João, onde mantém reuniões nas manhãs de sábados.

O Grupo atende jovens de 6 a 21 anos, que aprendem desde cedo o valor da amizade, da palavra e da lealdade. Para desenvolver um escotismo de valor, o grupo participa de inúmeros eventos, dentro e fora do município, sendo destaques o Desfile Cívico de 7 de Setembro, feiras e exposições, inaugurações municipais, ações ambientais de reflorestamento, limpeza de áreas ambientais, prestação de serviços e visitação à entidades, entre muitos outros.

“A União dos Escoteiros do Brasil nos delegou uma missão e nós a estamos cumprindo, com ideal, com amor, com aplicação das normas e sem medo de colocar em prática o que reza a promessa do adulto: “… fazer o melhor possível…”.