400 escoteiros acampam no quartel do Exército

Por em 29 de setembro de 2014
Jornal de Itupeva

Pelo segundo ano consecutivo o 12º Grupo de Artilharia de Campanha (Grupo Barão de Jundyahí) foi sede para o tradicional “Rally anual dos Lobinhos”, que este ano reuniu 12 grupos escoteiros, sendo 228 crianças entre 6 e 10 anos e 170 escotistas, ambos integrantes do 16º Distrito.

O tema do encontro “Los Hermanos” instruiu as crianças sobre a cultura, língua e tradições dos países vizinhos. Em cada uma das bases, as crianças aprendiam um pouco sobre cada país, sempre sendo associada a parte teórica com brincadeiras, arte, artesanato e atividades físicas.

Participaram do Rally os grupos João Paulo II, Itupeva, Gebrapa, Ivoturucaia, Serra do Japy, Gaia, Dom Gabriel, Curuqui, Capela, Macuxi, Guaru, Jaguary e Pedra Grande.

A atividade começou na manhã de sábado, (27) com a apresentação dos participantes ao Tenente Bruno Oliveira, que representou o comandante da Unidade Militar, tenente-coronel Luciano Antonio Sibinel.

O oficial desejou sorte aos participantes do Rally e colocou a Unidade à disposição de todos. “Sintam-se em casa. O 12º GAC está de portas abertas e sempre à disposição de todos vocês”, disse.

Em agradecimento, os escoteiros saudaram o comandante com o grito tradicional de “bravo, bravo, bravíssimo”, quando a coordenadora, chefe Bernadete, declarou aberto o evento.

Atividades

Após organizarem o local de acantonamento (acampamento em área coberta), os lobinhos se dividiram em matilhas e participaram de 12 bases educativas. Espalhados pela grande área do 12º GAC, escotistas montaram bases, todas com temas educativos e ensinamentos voltados às tradições dos principais países da América do Sul.

O objetivo do evento é fazer com que as crianças coloquem em prática os seis pilares que regem as atividades de uma vida de escoteiro, como o desenvolvimento físico, intelectual, social afetivo, espiritual e de caráter.

Além de participar das atividades, os participantes tiveram a oportunidade de conhecer o espaço físico do quartel, almoçar no rancho dos cabos e soldados e até explorar espaços normalmente utilizado apenas pelos militares, como a pista de cordas, garagem dos caminhões e também dos canhões, chamados de obuseiros 155 milímetros, armamento de artilharia com o maior calibre do brasil.

O encerramento do Rally aconteceu na tarde deste domingo, dia 28, quando o tenente Bruno Oliveira e o comandante do 12º Grupo de Artilharia de Campanha, Coronel Sibinel, estiveram presentes e receberam homenagens dos grupos participantes.

Os oficiais foram presenteados com uma placa de prata como agradecimento de todos os grupos participantes do Rally.

Emocionado, o comandante agradeceu a homenagem e fez questão de cumprimentar cada um dos lobinhos e escoteiros presentes.

Grupo de Itupeva é participativo

Constantemente os grupos se encontram para realizar atividades extras e o encontro realizado neste final de semana marcou mais uma vez esta união.

A presidente do grupo Escoteiro Itupeva, Eliana Izzo, afirmou que as crianças ficaram encantadas com tudo que viram no quartel. Eles percorreram grande parte da área militar e quando passavam os soldados armados arregalavam os olhos. São tantas atividades feitas com todo carinho para as crianças que eles curtem cada momento e sequer se lembram que estão sem os pais. Foi tudo muito lindo”, disse Eliana que participou do evento junto das chefes Mônica e Elaine.

Esse foi o terceiro Rally que o grupo de Itupeva participa junto ao Distrito.

Mais fotos em instantes