Itupeva terá sua Feira do Produtor Rural

Por em 9 de novembro de 2014
Itupeva será beneficiada com esta Feira, pois nela poderá adquirir produtos produzidos aqui, sempre com a melhor qualidade e o menor preço

No próximo dia 21 de novembro, às 18h30, a cidade de Itupeva vai ganhar uma feira voltada exclusivamente aos produtores rurais do município, com a comercialização de produção agrícola familiar.

Os produtos que serão comercializados nesta Feira serão apenas os produzidos pelos produtores participantes, como diversas hortaliças folhosas, verduras, legumes, frutas de época, artesanato em bambu, plantas e flores, cachaças, doces e quitutes caseiros.

Como a maioria dos produtos é de pequena escala de produção, a maioria dos produtores adota práticas de produção de alimentos saudáveis sem uso de agroquímicos.
O prefeito Ricardo Bocalon ressalta a importância deste espaço para a população e produtores rurais e afirma que, muito provavelmente, este será um local muito visitado pelos munícipes.

“O objetivo da Feira é criar alternativas por meio do Associativismo e Cooperativismo para que o agricultor familiar tenha várias formas de comercializar seus produtos e valorizar seu trabalho por meio da geração de renda. Itupeva será beneficiada com esta Feira, pois nela poderá adquirir produtos produzidos aqui, sempre com a melhor qualidade e o menor preço”, disse.

Capacitação
A capacitação dos Produtores Rurais no Programa “Feira do Produtor Rural” foi ministrada pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR/SP), em parceria com o Sindicato Rural de Jundiaí e a Prefeitura Municipal de Itupeva, com carga horária de 228 horas de treinamento.

A parceria visa a implantação da Feira do Produtor Rural de Itupeva, com proposta de capacitar e estimular o produtor rural a comercializar seus produtos diretamente ao consumidor, promovendo a relação de confiança e respeito.

O curso abrange os temas: Normas e Procedimentos, Construções Rurais em Bambu, Produtos Rurais, Comercialização, Gestão de Negócio e realização prática de três Feiras do Produtor.

Essa capacitação é um importante passo da organização dos produtores para seguirem princípios legais de funcionamento da Feira do Produtor Rural, além de construir estandes sustentáveis feitos de bambu, identificar na propriedade os mais diversos produtos que não são vendidos por não ter produção em escala comercial, mas que pode agregar valores, preparando-o adequadamente para a venda na Feira do Produtor Rural.

Outros conhecimentos adquiridos são noções de comercialização que vão desde o atendimento às necessidades e tendências de apresentação visual dos produtos.

Estudos realizados durante o curso apontaram a Praça do Milênio, localizada na região do Paço Municipal, como local ideal para atingir o público-alvo dos agricultores.

O produtor rural, Orlando Paggiaro, do sítio Santa Clara, sente-se honrado em participar desta feira em Itupeva, pois além de ser uma alternativa de renda para a família do produtor, ainda oferece produtos frescos, de qualidade, diretamente do produtor rural para o consumidor de Itupeva.

A Feira do Produtor Rural será inaugurada às 18h30 da próxima sexta-feira, dia 21 de novembro, na Praça do Milênio (entre a rua Francisco Nakasato e a Hermenegildo Tonolli), quando a Feira passa a ser realizada todas as sextas-feiras, no horário noturno, das 18 às 22 horas.