Escoteiros de Itupeva visitam o Butantan

Por em 30 de novembro de 2014
Os escoteiros adoraram a visita ao Instituto Butantan

Cerca de 30 integrantes do Grupo Escoteiro Itupeva visitaram, na manhã deste sábado, dia 29 de novembro, o Instituto Butantan, na cidade de São Paulo.

O Instituto Butantan é um dos maiores centros de pesquisa biomédica do mundo, responsável por mais de 93% do total de soros e vacinas produzidas no Brasil, entre elas, vacina contra difteria, tétano, coqueluche, hepatite B e influenza sazonal e H1N1.

O Instituto desenvolve estudos e pesquisa básica na área de Biologia e de Biomedicina, relacionadas com a saúde pública. Produz vacinas e soros para uso profilático e curativo. Realiza missões científicas no país e no exterior.

Os escoteiros visitaram os museus Biológico, Histórico e o museu de Microbiologia do Instituto, além de conhecerem o Serpentário, acompanhados pelos chefes escotistas: Mônica, Elaine, Fábio, Marcelo, Rodrigo, Izzo e também pela chefe Eliana Izzo, presidente do Grupo.

O dia foi rico em cultura e diversão, já que as crianças brincaram bastante nas áreas internas do Butantan, que é o maior instituto imunológico do hemisfério sul.

No museu de microbiologia, os escoteiros observaram com muita atenção, por meio de microscópios, o vírus da dengue bem como a formação de outros vírus. Conheceram os animais peçonhentos e os tipos de soros e vacinas produzidos pelo Instituto.

O serpentário foi o ponto mais alto da visita. Uma sucuri de 5 metros, também conhecida como píton, foi a cobra que mais atraiu a atenção das crianças. O museu da microbiologia também agradou a garotada, que pode ter o primeiro contato com micróbios, fungos e insetos, ampliados milhares de vezes por poderosos microscópios.

O retorno para casa foi, da mesma forma, muito divertida.  Os escoteiros disseram que já estão dando sugestões para um próximo passeio e não descartaram a ideia da visita ao Zoológico.