Carnaval 2015 reúne a família no Parque da Cidade

Por em 19 de fevereiro de 2015
Jornal de Itupeva

O Carnaval de Itupeva repetiu o sucesso e se consagrou como um dos melhores da região, chegando a ser citado dentre os 5 melhores do interior de São Paulo pelo Guia do Turista do site Uol. Foram duas noites (no domingo, por conta da chuva, a festa foi adiada para garantir a segurança de foliões e artistas) e uma matinê, que segundo informação da Prefeitura de Itupeva somaram mais de 25 mil pessoas, com muitas famílias participando, curtindo os shows e o desfile da escola Águia Azul.

O prefeito de Itupeva e presidente do Aglomerado Urbano Jundiaí (AUJ), Ricardo Bocalon, mais uma vez participou do evento, cumprimentando a população, agradecendo a presença e lembrando que é preciso aproveitar com responsabilidade: “Nosso carnaval está sendo confirmado como um dos melhores do estado e isso se deve à participação de todos; eu fico muito feliz quando vejo muitas famílias aqui, pessoas de todas as idades se divertindo. Por isso é muito importante ser responsável, vamos fechar esse último dia como sempre fazemos, com respeito e organização, continuar mostrando que nosso povo sabe fazer uma festa linda e organizada” disse.

A Festa

A festa começou com muita agitação no sábado, com destaque para a Banda Sombra que, em ritmo acelerado, colocou todos para dançar. MC Jeferson, o jovem e carismático funkeiro de Itupeva, que vem ganhando espaço no cenário musical e fãs a cada dia que passa, também fez sua participação e levou o público a cantar junto. Por fim, Fábio Toledo e convidados encerraram o primeiro dia de Carnaval.

No domingo, A festa começou às 15h e seguiu até a noite com várias atrações, com destaque para a Banda Sombra e convidados, que fizeram a festa das crianças e adultos na matinê. Infelizmente, a forte chuva que caiu na região obrigou a Prefeitura a cancelar a festa, visando garantir a segurança do público e também dos artistas que se apresentariam.

Já na segunda-feira, último dia de evento, a chuva que caiu no início da noite deu trégua e a festa pôde seguir, dessa vez tendo como destaque o desfile da escola de Samba Águia Azul, que com o tema “Amores Proibidos” animou o público com muita alegria. Depois do desfile, a festa continuou com o Trio Elétrico que foi seguido pelos blocos e por foliões; e a Banda Sombra, MC Jeferson e Fábio Toledo fizeram a alegria dos presentes.

Carnaval teve novo local e Infraestrutura segura

O novo local, que utiliza a área de eventos do Parque da Cidade e deixa liberada a avenida Emílio Checchinato, também recebeu elogios dos foliões, tanto pela localização e pelo grande espaço, quanto pela infraestrutura completa e segura.

Para cuidar da segurança, foram destacados cerca de 30 Guardas Municipais para fazer o patrulhamento em conjunto com a Policia Militar, tanto nas dependências internas quanto na área externa, visando coibir excessos.

Com a equipe formada por uma médica, coordenador de enfermagem e mais duas enfermeiras e auxiliares de enfermagem, a tenda da saúde foi equipada com 4 ambulâncias e equipamentos de primeiros socorros e emergenciais, como para parada cardíaca e respiratória.

Ônibus gratuito favoreceu foliões

Para deixar a festa ainda mais especial, a Prefeitura implantou o “passe livre” no dia do desfile, com ônibus gratuito saindo de todos os bairros. A ação, que possibilitou que muitas pessoas viessem acompanhadas da família para assistir ao desfile da Águia Azul, foi aprovada pelos foliões:

Gustavo Lima veio do Rio das Pedras para ver o desfile e elogiou o “passe livre”: É bom para a sociedade, para quem não tem como pagar o ônibus vir curtir o carnaval”.

Também do Rio das Pedras, Silvana Aparecida Marques foi ao parque usando o serviço: “É ótimo, para nós que utilizamos ônibus é uma bela iniciativa”.

Cristiele Aparecida de Souza concorda: “Foi uma boa iniciativa, facilita muito para as pessoas, como eu, que vim com a família. Sem esse passe livre eu não teria vindo”.

Águia Azul falou de amor e encantou no desfile

Para esse ano a Águia Azul trouxe o samba enredo “Amores Proibidos”. De autoria de Paulo Perfyl, o desfile contou as histórias de amores impossíveis como a de Romeu e Julieta e Júlio César e Cleópatra.

A escola também recebeu nota 10 no quesito conscientização, já que realiza desde setembro o projeto Cultuando Vida no bairro do Quilombo com oficinas de musicalização, percussão, caratê e capoeira no bairro do Quilombo e trouxe 20 jovens que participam do projeto para compor a bateria.

O mestre de bateria da Escola e professor de percussão do projeto, Kleber Del Rio, destaca a ação como a grande conquista da Águia Azul para esse carnaval: “Nós temos consciência de como a participação dessas crianças tanto no Cultuando Vidas quanto no desfile transforma a vida deles e essa talvez seja a nossa grande mensagem no carnaval deste ano”.

Paulinho, presidente da escola aprovou o desfile e comemorou o resultado: ”O desfile foi um sucesso. A escola passou e encantou toda a avenida. A população vibrou com a energia dos nossos componentes. Toda a escola se empenhou ao máximo a fim de realizar um belíssimo Carnaval e creio que conseguimos. Com o apoio do prefeito Ricardo Bocalon, demos um grande presente aos munícipes”.

Dentre os quase 500 integrantes da escola, dois novos destaques chamaram a atenção na avenida; a nova rainha da bateria, Karyn Alvys (MC Sexy), exaltou o sentimento de desfilar pela primeira vez pela escola: “Foi uma sensação única, diferenciada, pra mim a Águia Azul é um novo amor, formada por pessoas incríveis, que nos receberam bem, com gente do bem. Adorei!”. Já a convidada de honra, a atriz Lu Bairele, destacou a participação da população: “É muito gostoso, uma sensação diferente. Parece que aqui nós estamos desfilando em casa, é bem mais gostoso porque dá pra brincar, se divertir, e a receptividade que da população faz a diferença para nos deixar mais a vontade”.

População aprovou a Festa

O novo local, mais espaçoso e tão organizado quanto nos anos anteriores, agradou aos presentes e teve aprovação dos foliões, que vieram em família, com amigos e de toda a região para participar do Carnaval de Itupeva.

“A cidade não tinha um evento assim, o novo local oferece uma ótima estrutura e o sucesso dos anos anteriores atraiu mais pessoas de todos os lugares. É o melhor carnaval da região!”, destacou o folião Eder Castilho do bairro Santa Fé.

José Geraldo, do São José, disse que ficou sabendo dos sucessos anteriores em Itupeva e veio conhecer: “Me falaram que o carnaval de Itupeva estava muito bom, com bastante segurança e ótima estrutura. Daí decidi trazer minha família pra conhecer esse ano e estamos achando ótimo!”.

A esposa Aparecida Oliveira concorda: “O ambiente familiar, estrutura e a organização foram os motivos que nos atraíram para curtir a festa em Itupeva”.

Tom Westey, morador do Parque das Hortênsias, também apontou ser sua estréia no carnaval de Itupeva e aprovou: “O clima está excelente, as pessoas estão se divertindo, a festa está ótima, tudo de parabéns!”.

Outra “marinheira de primeira viagem”, a itupevense Camila Pereira estava empolgada com a folia: “estou surpresa com o ambiente familiar, gostoso! Vou voltar nos outros dias e indicar para outras pessoas também!”.

Acompanhado da filha de 2 anos, Ademar estava a passeio na casa do irmão: “Eu vim passar essa data aqui na casa do meu irmão e quis trazer minha filha para conhecer a matinê”.

Morando em Itupeva há apenas 2 meses, as irmãs gêmeas Isabel e Juliana, de 9 anos, acompanhadas da mãe, Meire, foram prestigiar o Carnaval e se destacaram pela fantasia de fada: “Estamos há 2 meses já na cidade, nos integramos bem aqui e eu resolvi trazer as duas para se divertirem um pouco”.

O casal Valdenir e Admar levaram os seus 3 filhos: “É a primeira vez em 3 anos que eu trago eles (filhos) aqui. Matinê é bom para nos divertirmos junto com os filhos”, destacou Valdenir. Já Admar apontou que o evento o fez voltar no tempo: “Essas marchinhas me fazem lembrar da minha infância e adolescência quando eu ia nos bailinhos”.

Cida Gomes mudou-se para Itupeva há 2 meses e estava estreando com a família no Carnaval: “Fiquei apaixonada pela cidade, por isso nos mudamos para cá. A festa tá muito organizada, segura, dá pra trazer a família, vim com meu marido e minhas três filhas e adorei”.

O marido Gil complementa: “Conheci Itupeva vindo prestar serviço aqui e gostamos muito da cidade, por isso decidimos mudar para cá. Lá eu não sentiria segurança em ir para o carnaval de rua, mas aqui é muito organizado, seguro, minhas filhas estão curtindo e eu estou tranquilo”.

“O carnaval de Itupeva é muito bom. O pessoal é animado e a banda sabe agitar a galera. Itupeva está de parabéns”, comemorou a folião Bárbara.

“Conheci várias pessoas no carnaval da cidade que é muito animado. Gostei porque estava bem organizado”, celebrava Jaqueline.

“O carnaval me surpreendeu. Sempre viajo e este ano resolvi ficar na cidade e não me arrependi. Adorei”, aprovou Isabela.

Claudineia dos Anjos, moradora do Jd. Alegria, trouxe as crianças para se divertirem: “Gostei bastante, tá organizado. Itupeva não tinha isso antes, não tinha carnaval de rua e esse ano tá ainda melhor que no ano anterior”.

Sandra Coronaro e Marco Antonio vieram do Peru para morar em Itupeva, participaram pelo Carnaval pela primeira vez e disseram ter adorado a cidade: “O prefeito Bocalon é excelente, ele nos recebeu muito bem, sempre nos encontramos com ele nos eventos, coisa que nenhum prefeito faz, estar no meio da população, falando com todo mundo. Adoramos a festa aqui em Itupeva, tanto que vamos desfilar pela escola de Samba, nós dois e nossa filha também!”.

Blocos de Carnaval incendiaram a festa

Quatro blocos aproveitaram a segunda-feira para ir atrás do trio elétrico e curtir a festa com muita animação.

Sinha Psirico, do Bloco Valente, apontou que “A animação tomou conta de todos. O bloco “invadiu” a avenida e ergueu a arquibancada”.

Também do Valente, Vado estava empolado: “O Valente é o melhor bloco, no melhor Carnaval de todos. A organização foi fantástica”

Mirão concordou com os companheiros: “Carnaval de Itupeva não tem para ninguém. Ano que vem estou de volta, com certeza!”

Luciana, do TNT Maníacos, comemorava o clima de amizade na festa: “Reunimos amigos e formamos o bloco. A melhor forma de se divertir é na companhia de pessoas queridas. A organização do evento nos motivou a formar o bloco. Tudo está maravilhoso!”

Tiago, também do TNT Maníacos, também celebrou: “Estamos curtindo o carnaval na maior paz, sem confusão e todos estão adorando. O Carnaval de Itupeva foi sensacional”.

Robson, do TNT Maníacos, parabenizou pela organização: “O bloco do TNT agitou a avenida. Os blocos deram um colorido todo especial ao Carnaval. Parabéns a Prefeitura que possibilitou uma festa tão bonita”.

Líder do grupo de jovens C4, Rafinha também participou junto ao bloco: “O carnaval de Itupeva agradou a todos, de crianças ao pessoal da Melhor Idade. Parabéns ao prefeito Ricardo Bocalon que nos deu uma bela festa, que investe para a família e para os jovens da cidade”.

Diogo, também do bloco C4 gostou bastante: “É simplesmente o melhor carnaval da região. Muito organizado e seguro”.

Por fim, Roberto, do C4, aprovou todo o evento: “A estrutura estava impecável. Muita segurança para os blocos e para os demais foliões”.