Romeiros comemoram o Jubileu de Diamante

Por em 16 de abril de 2015
Jornal de Itupeva

A chegada dos romeiros à cidade de Itupeva foi mais que digna de seus 60 anos de história.

No coreto, ao lado das autoridades, a tradicional Banda Marcial “Progresso Louveirense” deu um show instrumental, saudando de forma merecida o Jubileu de Diamante da Romaria de Itupeva ao Santuário de Bom Jesus de Pirapora. O locutor Nivaldo Deláqua, com seu jeito simples de narrar e conhecimento de grande parte dos integrantes da romaria, novamente deu um brilho a mais ao evento.

Em meio à fé e tradição, este ano a população se emocionou ao ver, na abertura do desfile, à frente dos romeiros, um cavalo branco e adestrado, marchando e saudando a população tendo em seu dorso a imagem de Nossa Senhora Aparecida. Acompanhado de seu adestrador, Fernando, da cidade de Jacutinga, e vestido com manto azul e dourado, o animal trotava em círculos e ajoelhava em forma de saudação, arrancando aplausos da população.

Um original carro de boi, tracionado por 8 animais, um carrinho de carneiros e uma antiga carruagem também atraíram olhares curiosos das pessoas. No alto do carro de boi, seguia a imagem de São Sebastião, padroeiro de Itupeva.

Logo atrás seguiram os motociclistas, pedestres, cavaleiros e charreteiros, bem como toda equipe de apoio, entre elas veterinários, socorristas e caminhões pipa. Os estandartes com as bandeiras de Itupeva, de São Paulo, do Brasil e também da Associação dos Romeiros de Itupeva e de Jundiaí.

O caminhão tanque do Corpo de Bombeiros de Itupeva foi um dos primeiros veículos a passar pelo coreto, conduzindo a imagem de Bom Jesus de Pirapora. Com sirene aberta, o público aplaudiu e saudou a passagem da imagem que representa a cidade, visitada em romaria por longos e longos anos.

O Trio Brasileirão III, de Zonho Som, deu mais brilho evento, fornecendo um aparato profissional de sonorização que fez a diferença, sendo motivo de elogios da Associação dos Romeiros.

Homenagem
Durante a recepção aos romeiros, no Coreto Central, a Associação dos Romeiros fez uma merecida homenagem ao cabo Claudinei, do 19º Grupamento de Bombeiros de Itupeva, que no último ano havia sofrido um acidente muito grave, ficando impossibilitado de participar da 59ª romaria, quando teve uma faixa com seu nome, intercedendo à Deus por sua recuperação.

“Graças a Deus, este ano o Claudinei está aqui com a gente, conduzindo o caminhão dos Bombeiros com a imagem de Bom Jesus de Pirapora”, disse o presidente Angelin.

50 anos na estrada: No grupo dos pedestres estava à frente o romeiro, Amadeu Francisco da Silva, o Pernambuco, que comemorou seus 50 anos de caminhada junto à Romaria de Itupeva. Com 73 anos de idade, o pedestre, popularmente conhecido como “Pernambuco”, partiu junto a outras dezenas de romeiros rumo à Bom Jesus de Pirapora, com apoio de agentes da Secretaria de Trânsito, Mobilidade Urbana, Viação, Guarda Municipal e Departamento de Ambulâncias.

Romaria recebe o maior apoio financeiro em 60 anos

Para aumentar as comemorações do Jubileu de Diamante, o prefeito Ricardo Bocalon entra para a história com a maior concessão em apoio à Romaria de Itupeva de todos os 60 anos.

“Tenho muito respeito pela Romaria, que é a maior tradição do município. Na verdade, a história do município se confunde com a história da Romaria de Itupeva, ou seja, faz parte do nosso patrimônio histórico da cidade. Quando assumi a prefeitura ouvi comentários de que eu ia prejudicar a Associação e hoje, todo este nosso incentivo prova o contrário. Somos o governo que mais tem incentivado a Romaria de Itupeva na história da cidade. Para auxiliar a Festa dos Romeiros este ano, nós estamos fazendo um repasse no valor de R$ 50 mil, em comemoração ao Jubileu de Diamante. Isso sem contar com todo o apoio que sempre realizamos na infraestrutura desta importante festa”, disse o prefeito de Itupeva, Ricardo Bocalon.

Além disso, a Prefeitura organizou uma verdadeira “força-tarefa” entre as secretarias a fim de oferecer a melhor organização e infraestrutura ao evento. “Movimentamos todo o Governo para fazer uma celebração digna dos 60 anos, desde a parte de infraestrutura, saúde, trânsito, enfim, estamos focados para realizar a melhor romaria de todos os tempos”, completou o prefeito.

A Prefeitura disponibilizou ambulâncias para saída dos pedestres e também para acompanhar os romeiros até Pirapora; equipes de enfermagem para um eventual socorro; caminhão reboque e de suporte para ciclistas; equipe de trânsito e da Guarda Municipal; caminhões pipa (com água potável) para manutenção dos animais; micro-ônibus para dar suporte aos pedestres; dois ônibus para transportar as bandas Progresso Louveirense, formada por 33 e do grupo de Coral de Violeiros; funcionários do Centro de Controle de Zoonoses; mais caminhão de apoio para cuidar da saúde e bem estar dos animais; além disso, o todo o trajeto recebeu limpeza e manutenção.

“Agradeço a Prefeitura Municipal pelo apoio e dedicação a Romaria. O prefeito tratou nossas questões com toda atenção e carinho. A relação cordial que mantemos com o governo nos possibilitou melhorar nossas condições. Hoje temos uma das melhores estruturas de Romaria da região e posso dizer com toda certeza que o prefeito Ricardo Bocalon é um importante amigo e aliado da Romaria de Itupeva”, avaliou o presidente da Associação, Angelin Lorenção.

Romeiros se emocionam em Missa celebrada pelo Bispo

O longo percurso foi concluído com êxito pelos romeiros de Itupeva, que ao chegarem à cidade de Pirapora receberam a benção na matriz de Bom Jesus.

Às 5 horas da manhã de domingo, dia 12, como tradição, aconteceu a celebração religiosa que justifica o ato de fé dos romeiros. A missa, que foi celebrada pelo Bispo Diocesano, Dom Vicente Costa, e concelebrada pelos padres, Silvio Andrei (Pároco de Pirapora) e João Luiz.

Como tradição, a igreja de Bom Jesus ficou repleta de romeiros, que se emocionaram com a celebração, muito bem conduzida pelo Bispo Diocesano.

O retorno para Itupeva, da mesma forma como a ida, foi tranquilo, regado a muita distração, confraternização e alegria. Lado a lado, os amigos se juntaram e seguiram pelo estradão a fora, que contou com atenção especial da Polícia Militar, Guarda Municipal, da Divisão de Trânsito e do setor municipal de Ambulâncias, da Prefeitura de Itupeva, além de um forte aparato de segurança particular da empresa Emseg Serviços empresariais, que foi contratado para garantir a segurança dos romeiros, todos fundamentais para o resultado positivo de mais esta romaria.

Compartilhando momentos de alegrias

O Jornal de Itupeva acompanhou todos os passos da 60ª Romaria à Pirapora. Após o ‘start’ dado pelos pedestres, na noite de sexta-feira, a equipe levantou cedo para registrar a saída dos ciclistas, charreteiros e cavaleiros. Pelo estradão que separa Itupeva do Santuário de Bom Jesus de Pirapora, a reportagem do Jornal de Itupeva registrou centenas de fotos, talvez mais de mil.

Bom seria se tivéssemos espaço suficiente para publicar todas as fotos, como realmente queríamos, já que estas registram não só as pessoas que integraram uma romaria, mas, sim, registra a história da maior tradição da cidade de Itupeva.

Se nossa equipe havia levantado cedo no sábado, no domingo, praticamente nem dormiu, pois tínhamos que estar prontos para o registro da Missa dos Romeiros, que começaria às 5 da madrugada, considerada o ponto mais alto e mais importante deste evento.

A igreja estava cheia. Mas não cheia de romeiros, estava cheia de fé e devoção. Cheia de amigos, cheia de velhos conhecidos, cheia de tradição. Já pelo ‘estradão’, de volta para casa, novamente encontramos crianças, mulheres, homens e animais, caminhando, pedalando, rodando e trotando em demonstração de fé e devoção.

Acenos, gritos, saudações e assovios eram constantes e o reconhecimento e a amizade nossa maior recompensa.

Esta foi a 15ª reportagem que o Jornal de Itupeva fez da Romaria, sendo a primeira em 2001, quando nascia este veículo de comunicação. Foram milhares de fotos publicadas, páginas e mais páginas reportadas imortalizando histórias, relatos e tradição. E assim como a Romaria, também seguiremos na mesma toada, sempre trabalhando com apreço, dedicação e muito respeito.

Obrigado a todos que, nesta bela Romaria, tão bem receberam a equipe de reportagem do Jornal de Itupeva. Parabéns, Romaria, pelo Jubileu de Diamante.

Em atualização – Em breve novas fotos