Desfile Cívico marca feriado da Independência do Brasil em Itupeva

Por em 8 de setembro de 2015
Jornal de Itupeva

A manhã desta segunda-feira (7) foi de muita emoção em Itupeva. Famílias inteiras aproveitaram feriado para acompanhar e participar do tradicional Desfile Cívico em comemoração a Independência do Brasil. O evento promovido pelo governo popular de Itupeva, por meio da Secretaria Municipal de Educação, comandada pela primeira dama e secretária de educação, Idelma Bortolato Bocalon, movimentou a Avenida Brasil, no coração da cidade.

No coreto estavam as autoridades municipais e, entre elas, o vice-prefeito Osmar Tozi e o prefeito Ricardo Bocalon, que se mostraram satisfeitos e emocionados ao verem passar mais de 3 mil pessoas na avenida.

“Temos feito muito por nossa cidade, na educação, na saúde, no desenvolvimento social, enfim, em todas as áreas e muitas novidades e obras estão por vir. Neste momento que vivemos, o desfile ajuda a resgatar o sentimento de amor ao próximo, num tempo muito importante em nosso Brasil que precisa, mais do que nunca da força e da garra deste nosso povo para que possamos superar esta crise. O 7 de Setembro vem fortalecer o amor a pátria e Itupeva, agora, passa também a ser referência no desfile cívico. Parabéns a todos, declarou.

Pela avenida, passaram 3.341 pessoas que representaram 26 instituições, entre elas escolas da rede municipal, estadual e privadas, exército brasileiro, guarda municipal, corpo de bombeiros de Itupeva, defesa civil, polícia militar, Apae, Estúdio ‘Luar’ de dança, grupo escoteiro Itupeva, centro de convivência do idoso, e alunos e profissionais da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer, com destaque para integrantes do PEPT (Programa Esporte Para Todos), que é marca do governo do prefeito Ricardo Bocalon e visa a inclusão social de pessoas com deficiências físicas e intelectuais e toda a rede municipal de ensino.

Na sequência, desfilaram lobinhos, escoteiros e chefes escotistas do Grupo Escoteiro Itupeva. Seguindo os ensinamentos de Baden Pawell, fundador do movimento escoteiro no mundo, o grupo levou a bandeira do Brasil e uma barraca montada sobre uma base de bambu.

Entre as fanfarras que deram o tom ao desfile estavam a da EMEFEI “Laerte Retondo”, da Escola Monte Serrat, do Colégio Nova Vida, da Escola Estadual ‘Manoel José da Fonseca’, Escola Estadual Padre Manoel de Anchieta, e também da Escola Estadual ‘José Polli’, que prestou homenagem à saudosa professora Vanilda, falecida recentemente. Alunos do Colégio ‘Nova Vida’ inovaram e trouxeram para o desfile uma bandeira gigante do Brasil, sendo muito admirada por todos. Também desfilaram alunos do Colégio Trevo, sendo destaque para os tradicionais personagens da Independência, entre eles, Dom Pedro I, primeiro Imperador do Brasil, responsável pela proclamação da Independência do Brasil, em 7 de setembro de 1822. Quem também fez bonito foram os professores e alunos da Associação de Capoeira “Filhos do Céu”, do Grupo Senzala, e os caratecas da Associação Subaru e da Associação Kenkô.

Crianças do Grupo de sopro e banda fizeram uma apresentação inédita na cidade, sendo destaque para as bandas musicais Taiyo Ongakutai (masculina) e a Nova Era Kotekitai (feminina), da BSGI, que se apresentaram e encantaram o público. Com chave de ouro, os alunos do curso de bombeiro civil e o Moto Clube de Itupeva encerraram o desfile da Independência 2015.

A população compareceu em massa e elogiou o desfile promovido pela Prefeitura Municipal.

Adriana Batista Pires disse que o desfile foi muito bonito. “Acho muito importante o prefeito incentivar e organizar o desfile, pois faz com que as crianças conheçam a história”.

Já para Rafael Gomes Ribeiro, é muito importante para a cidade, que preserva a data. “Esse é um ato onde famílias se reúnem. É um ambiente familiar, sem brigas”.

Maria Aparecida de Seixas Almeida disse que todos estão de parabéns. “É uma tradição que poucas cidades têm. É um resgate da história que temos que passar para as crianças”.

Ao final do evento, o prefeito Bocalon disse que o evento foi maravilhoso e confessou que o tempo chuvoso chegou a preocupá-lo.

“Estávamos apreensivos com a instabilidade do tempo, mas como todos viram até o clima colaborou para um belíssimo desfile e uma chuva fina só caiu quando o evento já havia encerrado. Estamos vivenciando esse momento cívico junto com nossas crianças e reforçando a importância de se lutar pela liberdade e o desejo de dias sempre melhores, com cidadãos participativos e presentes na construção de uma cidade melhor”, reforçou.