- Polícia apreende armamento pesado em ‘super galpão do crime’ em ItupevaPublicado 2 dias atrás
- Homem agride idosa com canivete e vai presoPublicado 8 dias atrás
- Tessye foi levada de casa e família pede ajuda para reencontrá-laPublicado 9 dias atrás
- Procurados são presos enquanto bebiam cerveja em ItupevaPublicado 9 dias atrás
- Procurado é capturado em área rural de ItupevaPublicado 9 dias atrás
- Acusado de tráfico é detido pela PM no Jardim VitóriaPublicado 9 dias atrás
- Escoteiro de Itupeva escala a 5ª mais alta montanha do BrasilPublicado 10 dias atrás
- Dois procurados são presos pela PM em ItupevaPublicado 12 dias atrás
- Homem cai em poço de 17 metros em ItupevaPublicado 12 dias atrás
- Incêndio a residência mobiliza bombeiros em ItupevaPublicado 12 dias atrás
Câmara reconhece Grupo Escoteiro como de Utilidade Pública

Os vereadores da Câmara Municipal de Itupeva, durante a sessão ordinária realizada na noite desta terça-feira (17), aprovaram o Projeto de Lei nº 643/2015, que declara e reconhece como entidade de Utilidade Pública Municipal o Grupo Escoteiro Itupeva, instituição devidamente inscrita na União dos Escoteiros do Brasil, com o registro nº 276.
A proposta foi apresentada pelos vereadores Ezequiel Alves de Oliveira e Tatiana Salles, sendo aprovada por unanimidade pela Casa de Leis de Itupeva.
Durante pronunciamento em Tribuna, o vereador Ezequiel Alves de Oliveira mostrou-se feliz com a presença dos chefes, escoteiros e também de lobinhos do grupo. Ele disse que o Grupo apresenta ações no município em prol dos ideais de cidadania e objetiva aperfeiçoar os conhecimentos dos jovens, desenvolvendo princípios morais, cívicos e organizacionais.
“O projeto 643 reconhece como de utilidade pública o Grupo Escoteiro de Itupeva, que por sinal é um grupo que acompanhamos desde o início, vimos nascer na cidade e que hoje felizmente está devidamente estabelecido, muito bem preparado e representado no município, sendo motivo de orgulho em Itupeva. Fui escoteiro no ano de 1962, na cidade de Osasco, e aprendi que esse é um movimento que trabalha muito em prol das crianças e que muitas vezes até coloca dinheiro do próprio bolso para desenvolver suas atividades. E é com muita alegria que cumprimentamos e desejamos muita sorte a todos do grupo escoteiro, agora com esse nosso reconhecimento. Essa casa de Leis estará sempre pronta a estender as mãos a essa entidade, que transmite à nossa juventude e sociedade o que é formação, o que é caráter e o que é disciplina”, concluiu Ezequiel.
Como presente diante do reconhecimento da Casa de Leis e em nome de todos os vereadores, a vereadora Tatiana Salles presenteou o Grupo Escoteiro com uma Bandeira de Itupeva, que foi doada pela Guarda Civil Municipal. O presente foi entregue por Enzo e Artur, filhos da vereadora Tatiana, que também é autora do Projeto de Lei.
“Vocês merecem a Bandeira de Nosso município e também o nosso reconhecimento e, por tudo que fazem, podem contar sempre com o apoio de todos nós, vereadores dessa Casa de Leis. Recebam esse nosso reconhecimento como forma de retribuição ao esforço, dedicação e às boas ações praticadas pelo Escotismo no município”, finalizou Tatiana.
A Utilidade Pública reconhece os inúmeros serviços prestados pela entidade no município de Itupeva, por meio de ações voluntárias agregando crianças, adolescentes e jovens do município.
Segundo os chefes escoteiros presentes à Sessão, “receber a Utilidade Pública é muito bom para nós, pois irá abrir portas para a instituição, além de aproximar o Grupo Escoteiro Itupeva ao Poder Público, fazendo com que a entidade possa ajudar ainda mais a sociedade. Nós trabalhamos com assistência social e educação não formal de jovens, além de realizar movimento voluntário em prol da sociedade de um modo geral”, disseram.
O escotismo no Brasil é reconhecido como entidade de utilidade pública federal pelo Decreto nº 5497/28, e como Instituição de Educação Extra-Escolar pelo Decreto nº 8828/46.