Itupeva Adventure faz sua primeira trilha

Por em 14 de janeiro de 2016
Jornal de Itupeva

Um seleto grupo composto por 6 pessoas fez, na manhã deste domingo, dia 10 de janeiro, a primeira de uma série de trilhas e caminhadas pelo município de Itupeva e região. O dia amanheceu nublado e chegou a apresentar garoa, porém, abriu no momento exato da partida dos aventureiros, que não se intimidaram com a ameaça de chuva.

O destino previsto foi seguido à risca, com percurso nível 1, adequado para os trilheiros iniciantes. A linda paisagem foi a protagonista da trilha, com ampla e privilegiada vista da cidade do alto do morro da Pedreira: um show à parte que agradou a todos. Outros lugares importantes do município foram visitados, fazendo com que o trajeto, com distância aproximada de 8 quilômetros, fosse muito elogiado pelos integrantes do grupo.

O rio Jundiaí, apesar de não estar nas condições que todos gostariam, também foi um dos pontos visitados. Com nível alto devido às chuvas, uma foto à beira das fortes correntes foi mais que obrigatória.

O ‘canion’ da Praça de Eventos da Pedreira, ‘construído’ na década de 70 pela Camargo Correia, empresa que retirava pedra do local para a construção da Rodovia dos Bandeirantes, foi visitado do alto. A visita foi muito cuidadosa, já que devido às chuvas, as pedras estavam muito escorregadias, com perigo de aproximação.

Durante a trilha na mata, diversas espécies de plantas e frutos foram localizados e comentados, com destaque para o Abacaxi do Mato, que é facilmente encontrado no Brasil, principalmente nos cerrados, na Caatinga e na Amazônia. O nome indígena da fruta significa “Fruta Cheirosa” (Tupi Guarani) ou Ananás do campo “Fruta cheirosa ou muito cheirosa”.

Outros pontos também foram visitados, como o local usado, entre as décadas de 60 e 80, como o primeiro depósito de lixo do município, na Avenida Nelson Gulla, onde também fica a ETE – Estação de Tratamento de Esgoto da Sabesp, outro local visitado.

Momento de muita curiosidade de um grande atrativo foi o Engenho Nica Preta, que foi instalado em Itupeva por Luiz Ribeiro Rocha, por volta de 1954, sendo fundado em 1966. Os trilheiros foram muito bem recepcionados por Francisco Ferreira de Melo, que acompanhou os visitantes pelas instalações e contou um pouco da história do Engenho.

O Empório da Nica foi ponto obrigatório de parada para o grupo, que aproveitou para levar para casa delícias caseiras e também fazer uma degustação do melhor da produção da casa.

A confraternização, alegria e união dos integrantes colaboraram com o sucesso da caminhada. Além das belas paisagens fotografadas, dos pontos visitados, quem ganhou foi cada um dos participantes, com um significante benefício à saúde.

“Esse domingo foi muito bom. Saímos de casa e conhecemos lugares interessantes que a gente ainda não conhecia. Convido todo mundo da cidade para fazer trilhas com a gente”, disse Augusto Santos Lima.

“Achei muito legal essa trilha, porque essa é uma grande oportunidade para conhecer Itupeva. Aqui tem vários picos legais e muitas vezes a gente dá valor mais ao que está fora da cidade do que o temos aqui dentro. Vem com a gente”, disse Luiz Júnior.

Esse foi um passeio muito interessante e uma ótima oportunidade para conhecer lugares novos. No próximo, vem com a gente”, disse Eric William de Barros Izzo.

“Essa foi a primeira trilha de muitas, ganhando o conhecimento da cidade. Na próxima vem com a gente”, disse Jaíne Assis.

O organizador do evento, Luiz Carlos Izzo, afirma a caminhada, muito além de melhorar o condicionamento físico, oferece inúmeras vantagens para a saúde do corpo e também da mente.

“Você conhece algum exercício mais fácil de praticar do que a caminhada? Com certeza, não. E já está mais que provado que para uma pessoa que não pratica nenhum tipo de esporte, uma caminhada de 10 minutos por dia já provoca efeitos perceptíveis ao corpo, depois de apenas uma semana. Além da melhora do condicionamento físico, as vantagens de caminhar para a saúde do corpo e da mente são muitas, e comprovadas pela ciência. E acima de tudo ainda somos privilegiados com a vista maravilhosa de lugares lindos de nossa cidade, que muitos vão conhecer somente por fotografia. Se você quer conhecer pessoalmente e ainda melhorar a sua saúde, vem com a gente”, disse Izzo.
Em breve, o ‘Itupeva Adventure’ divulgará novas trilhas na cidade. Fiquem Ligados! Excelente semana a todos!

Itupeva Adventure desbrava o Pico das Agulhas Negras

Este final de semana, o Itupeva Adventure participa de uma trilha nível mais ‘hard’, para trilheiros mais exigentes, ou seja, com escaladas com nível mais avançado. Essa trilha acontece no Rio de Janeiro, mais especificamente no Parque Nacional de Itatiaia, no Rio de Janeiro/RJ.

A caminhada, que podemos considerar como difícil, tem como destino o Pico das Agulhas Negras, que é a 8ª montanha mais alta do Brasil, de acordo com o Anuário Estatístico do Brasil 2011 – IBGE, medindo 2.792,66 metros de altitude, sendo o ponto culminante do estado do Rio de Janeiro.

Os amigos de Itupeva que reservaram a viagem deverão aguardar no local e horário informado, quando a Van passará para o embarque e início da viagem. A lista de alimentação e roupas a serem levados foi enviado para o email de cada um. Outras informações, dúvidas e esclarecimentos podem ser sanadas com o organizador, Luiz Carlos Izzo.

A duração da trip será de dois dias e exatamente por esse motivo não teremos atividades na cidade de Itupeva.

Aguardem novidades na cidade e… vem com a gente!!

O perfil do Itupeva Adventure no Facebook é: www.facebook.com/itupevaadventure