Cidades se unem para o combate ao Aedes Aegypti

Por em 5 de fevereiro de 2016
Jornal de Itupeva

A pedido do Presidente da Aglomeração Urbana de Jundiaí (AUJ), Prefeito Henrique Martin, representantes dos órgãos de Vigilância Epidemiológica e Zoonoses das sete cidades que compõe a AUJ se reuniram na tarde da última quinta-feira, dia 4, no Paço Municipal de Jundiaí, para traçar metas de trabalho e ações para um combate eficaz em nível regional ao mosquito Aedes Aegypti, transmissor de doenças como a Dengue, Zika Vírus e Chikungunya.

Durante a 22ª reunião ordinária do Conselho de Desenvolvimento da AUJ, realizada em 21 de dezembro de 2015, o Prefeito Henrique Martin colocou em pauta um assunto que preocupa a todos e requer muita atenção, a proliferação do Aedes Aegypti.

Na ocasião foi apresentado a Lígia Bestetti, articuladora da Atenção Básica da Diretoria Regional de Saúde de Campinas (DRS-VII), um plano de ação e combate ao mosquito.

“É importante que possamos elaborar um plano de ação e combate ao Aedes Aegypti, unificando as ações nas cidades que compõem a Aglomeração Urbana de Jundiaí, para erradicar essa ameaça à saúde da nossa população”, destacou o presidente da AUJ, Henrique Martin.

Na reunião foram debatidas questões como a importância do combate regional ao mosquito, possibilitando a todas as cidades que compõe a AUJ a troca constante de ideias, informações e ações. Durante sua explanação, Lígia comentou sobre a importância de tratar desse assunto, que já faz parte do cotidiano de todos. “A iniciativa é muito boa e precisamos do apoio de todos os chefes do executivo para que façamos nossa lição de casa e possamos fazer um combate eficaz ao Aedes Aegypti.”

Todos os participantes foram orientados a criarem comitês intersetoriais de combate ao mosquito, além de receberem informações sobre como os agentes devem atuar nos municípios.