Homologada Situação de Emergência em Itupeva

Por em 28 de abril de 2016
O prefeito de Itupeva Ricardo Bocalon

O Diário Oficial do Estado de São Paulo trouxe publicada, em sua edição do dia 28 de abril, a Homologação do Decreto municipal nº 2750, de 15 de março de 2016, do Prefeito do Município de Itupeva, que declara Situação de Emergência em áreas do Município. O decreto entra em vigor já na data da publicação, retroagindo seus efeitos a 11 de março de 2016.

Segundo a secretaria da Defesa Civil, com a homologação do governo do Estado falta apenas a liberação do governo Federal para que o FGTS possa ser liberado às famílias vítimas da enchente que atingiu a região no mês passado. A previsão é que isso ocorra em breve.

O prefeito Ricardo Bocalon (PSB) tem cobrado as autoridades e planeja ir a Brasília na próxima para solicitar agilidade na liberação: “Infelizmente, estamos em um momento político delicado em nosso país, o que acaba atrasando muitos processos. O ministro responsável pela liberação desse decreto, por exemplo, deixou o cargo essa semana. De qualquer forma, se for viável, viajarei a Brasília para cobrar pessoalmente o governo Federal pela liberação”, comentou.

O prefeito segue trabalhando sem descanso para reverter os estragos da enchente que atingiu a região no mês anterior, tendo decretado “Estado De Emergência” já no dia 15 de março, tendo o Diário Oficial dos Municípios do Estado de São Paulo, do dia 18 do mesmo mês, publicado o Decreto nº 2750, no qual o prefeito de Itupeva declara situação de emergência nas áreas do município afetadas por inundações.

O Decreto, que libera o saque do FGTS para as pessoas envolvidas, segue aguardando aprovação do Governo Federal.

Recentemente, o prefeito se reuniu com empresários para conseguir doações de geladeiras fogões e móveis para as famílias que sofreram perdas no ocorrido.