Câmara homenageia itupevense que escalou o Aconcágua

Por em 2 de junho de 2016
Luiz Carlos Izzo a caminho do cume do Aconcágua

O jornalista itupevense, Luiz Carlos Izzo, conseguiu chegar no cume do Aconcágua, que mede 6.962 metros de altitude, sendo esta considerada uma das montanhas mais perigosas do mundo. 

O jornalista e montanhista itupevense, Luiz Carlos Izzo, foi homenageado na noite desta terça-feira, dia 31 de maio, pela Câmara Municipal de Vereadores de Itupeva, com a Moção de Congratulações nº 212, de autoria do vereador Paulo Batista Nantes (Minhoca). A homenagem foi aprovada por unanimidade, com destaque à recente proeza do montanhista, que fez flamular a bandeira Brasileira no cume da montanha mais alta das Américas, o Monte Aconcágua, também conhecida como “Sentinela de Pedra”, que mede 6.962 metros de altitude.

O Aconcágua é considerado uma das mais perigosas do mundo, sendo necessários para sua escalada um bom conhecimento técnico e alta capacidade física, já que o montanhista precisa superar o frio extremo e a falta de oxigênio comum às grandes altitudes. A chegada do montanhista itupevense ao cume da montanha mais alta do mundo fora do Himalaia, recentemente, foi destaque no Programa Globo Esporte, exibido pela Rede Globo de Televisão.

“Para conquistar um colosso como o Aconcágua, é fundamental que o montanhista esteja muito bem preparado física e psicologicamente, além de estar com o corpo muito bem aclimatado. Já explorei quase todas as 20 mais altas montanhas do Brasil e também algumas montanhas e vulcões da América, como o Poás, na Costa Rica, que tem a segunda maior cratera ativa o mundo, o El Boquerón, em El Salvador, o Quatrupillán e o San Jose, no Chile, e o Monte Tampa, na Romênia. Conquistar o Aconcágua sempre foi um sonho meu, porque esta é a maior montanha do mundo fora da Cordilheira do Himalaia e apresenta algumas dificuldades extras, como a pressão atmosférica, que é maior que no Everest, com ventos muito fortes que podem passar fácil dos 100km/h. Outra característica do Aconcágua é que as temperaturas no cume giram em torno de -30°C, com sensação térmica que chega a -50 C°.

Sucesso na Expedição
Apesar de ter iniciado o processo de aclimatação e também a expedição ao Aconcágua com montanhistas experientes do Brasil, todos os participantes foram desistindo ao atingirem altitudes acima de 5 mil metros, após terem apresentado sintomas do ‘mal da montanha’, principalmente dores de cabeça. Luiz Carlos Izzo permaneceu focado em seu sonho e conquistou, sozinho, o cume da montanha, a 6.962 metros de altitude.
“Assumo que assumi um risco muito grande de não voltar nunca mais da montanha, principalmente porque estava sozinho e sem condições nenhuma de produzir água em uma região inóspita e congelada. Mas meu instinto falou mais alto e tudo deu certo, graças a Deus”, disse.

Em sua rede social, Luiz Carlos Izzo relatou sua satisfação em ter alcançado o cume da mais alta montanha das Américas:
“Sou otimista até demais, mas confesso que não acreditei que poderia ter capacidade de chegar no topo da montanha mais alta das Américas! Passei frio, fome, derreti gelo para beber um pouco de água. Sofri alucinações momentâneas e lapsos de memória por conta da baixa oxigenação, que ocorre normalmente em uma altitude de quase 7 quilômetros. Tive queimaduras por conta de temperaturas extremas, mas agora posso dizer que sou um dos poucos montanhistas que conquistaram o cume do Monte Aconcágua. Foram 20 dias de muitas dificuldades, esforço extremo e muitas surpresas a cada um dos 6.962 metros de altitude, que são desafiados um a um, passo a passo. Mas assim é a vida… feita de desafios. E que venham os novos”, disse. 

Agraciado é elogiado em tribuna

O autor da Moção, vereador Paulo Batista Nantes (Minhoca), teceu referências elogiosas ao homenageado. “Para esta Casa é uma honra fazer essa justa homenagem ao meu amigo, jornalista Luiz Carlos Izzo, que por dois mandatos trabalhou nesta casa como vereador Municipal, que tanto se dedica à vida pública e que este ano decidiu levar o nome da cidade de Itupeva a um dos pontos mais altos do mundo, que é o Monte Aconcágua, na Argentina. Graças a esse feito, hoje a Bandeira de Itupeva está em um dos pontos mais altos do nosso planeta, e isso nos deixa orgulhosos. Parabéns e receba essa justa, simples, mas merecida e verdadeira homenagem, que ficará perpetuada nos anais da Câmara Municipal de Itupeva. Em momentos difíceis que o nosso Brasil se encontra, nós temos hoje um motivo de felicidade e que engrandece o nome de nossa linda e amada Itupeva. Parabéns”.

O vereador Cleber Silva disse que não é fácil chegar a um ponto com temperaturas que chegam fácil a 30 graus abaixo de zero. “Temos que parabenizar a proeza do nosso amigo, jornalista Luiz Carlos Izzo, que muito contribuiu com a cidade como vereador municipal e que hoje leva o nome de nosso município para inúmeros países do mundo. Meus parabéns”, disse.

Tatiana Sales também registrou seus parabéns, ressaltando a coragem desprendida por Luiz Carlos Izzo na conquista dessa difícil conquista.

Osvando Ferreira do Santos disse que realmente é preciso ter muita coragem, foco e determinação para conquistar alcançar o topo de uma montanha tão alta como o Aconcágua. “Saiba, meu amigo, que a bandeira que hoje você carrega representa a bandeira da nossa amizade, a bandeira da união, do reconhecimento e da amizade da população de Itupeva, que hoje o parabeniza por essa conquista inédita para a nossa região”, disse.

O presidente da Câmara, vereador Salvador Philomeno Poli, parabenizou Luiz Carlos Izzo por estar representando muito bem a cidade de Itupeva, que hoje tem seu nome evidenciado nas quatro partes do mundo.  ”Escalar uma montanha com quase 7 quilômetros de altitude não é para qualquer um. Tem que ser o Izzo mesmo, um homem de garra e coragem e que muito bem representa a cidade de Itupeva. Parabéns e que Deus continua te abençoando em todas as suas próximas viagens”, finalizou o Presidente da Câmara.

O vereador Angelin Lorenção mostrou-se feliz com a homenagem apresentada em forma de Moção a Luiz Carlos Izzo. “Conheço você, Izzo, desde menino e sempre o vejo enfrentando difíceis desafios. A gente sabe que você sempre carregou a Bandeira de Itupeva e agora chegou a essa altura toda, sendo um dos poucos brasileiros que conseguiram essa proeza. Desejo que você continue representando muito bem a cidade de Itupeva, levando a nossa bandeira para os mais altos pontos do planeta. Que você continue vencendo todos os desafios que encontrar pela frente”, comentou.

O pastor Ciro Negretti também parabenizou o homenageado. “Parabéns, Izzo. Deus tem dado a você muita sabedoria nestes anos todos e sempre se mostrou uma pessoa muito criativa e carismática. Lembro que você conseguiu ganhar um prêmio internacional da Disney e foi um dos primeiros representantes do Brasil na televisão CNT/Gazeta. Marcou sua passagem na Câmara de Itupeva com importantes projetos, entre eles a instituição da Marcha para Jesus de Itupeva. Receba meus parabéns”, disse.

O vereador Ezequiel Alves de Oliveira afirmou que falar de Luiz Carlos Izzo é só alegria. “Nós que tivemos aqui em nosso mandato uma convivência tranquila, muito alegre e tranquila, cada um em seu estilo. Imagino você naquele lugar insólito, longe da família e das pessoas que você ama, sozinho, levando a bandeira de Itupeva e chegando ao cume do Aconcágua, vivendo momentos de perigo e arriscando a própria vida. Por isso, só tenho que parabenizá-lo e dizer que você merece essa homenagem. Que fique perpetuado em nossa cidade que Luiz Carlos Izzo fez isso, também, pela nossa cidade. Porque são tantas coisas que você fez, que deixou seu nome marcado como uma pessoa solidária e amiga. Lembro que na época das enchentes, que se não era o primeiro era um dos primeiros a chegar, para ajudar e socorrer as famílias atingidas. E hoje você continua o mesmo e a população te conhece assim, Izzo, correto e sempre alegre com todos. Tantas homenagens que fizemos aqui nessa Casa e hoje chegou o seu dia, o dia em que esta Casa de Leis te homenageia por um feito que ficará marcado para sempre. Parabéns”, disse.

O vereador Edicarlos Candiani Luna, vice-presidente da Câmara, enalteceu a conquista que Luiz Carlos Izzo trouxe para Itupeva, sendo um dos poucos montanhistas a chegar ao cume do Monte Aconcágua. “Homenagear o nosso amigo Izzo, vereador por duas legislaturas, é um grande prazer para a Câmara Municipal. Uma pessoa que muito bem representa a cidade de Itupeva, tanto a nível nacional como internacional. Amigo, continue sempre nessa pegada, com essa sua garra, instinto jovem e gana de fazer o bem. Que Deus abençoe a você e toda a sua família e seja firme na busca por seus sonhos.  Esta casa através desta Moção te homenagear e agradecer por tudo que você fez e vem fazendo para a nossa cidade.  Não poderia deixar de utilizar dessa Tribuna para dirigir a você essas poucas palavras, palavras que vem do coração. Muito obrigado e parabéns”.