Prefeito pede unidade da Universidade Virtual para Itupeva

Por em 4 de outubro de 2017
Jornal de Itupeva

Seguindo o planejamento para geração de cursos de formação profissional, empregos e renda para as famílias itupevenses, o prefeito Marcão Marchi protocolou um ofício nesta quarta-feira (4) solicitando a instalação da Universidade Virtual do Estado de São Paulo (Univesp). O pedido foi feito diretamente ao deputado estadual Junior Aprillanti, que fará o encaminhamento à Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação.

“Com a chegada de novas empresas em Itupeva, vai ter início a procura por mão de obra qualificada. Precisamos formar profissionalmente e valorizar nossa população, sobretudo aquelas pessoas que estão em busca de recolocação no mercado de trabalho. A instalação da universidade se tornará mais um passo fundamental no desenvolvimento de nossa cidade”, comentou o prefeito.

De janeiro até agora, a Prefeitura já ofereceu mais de mil vagas em cursos profissionalizantes gratuitos à população. Além de utilizar recursos próprios, o município conta com parcerias envolvendo a Secretaria Estadual de Emprego e Relações do Trabalho (Sert), com o Sebrae e o Fundo Social de Solidariedade do Estado.

Na reunião, Junior Aprillanti assumiu a responsabilidade de fazer o pedido pessoalmente ao governador Geraldo Alckmin. “É uma forma de atender a população local com cursos de qualidade, porque é uma universidade ministrada pela USP (Universidade de São Paulo). Será uma excelente oportunidade que os munícipes têm em buscar novos conhecimentos a custo zero”.

Durante o encontro, o secretário de Educação, Fábio José Andrade, ressaltou a iniciativa. “A universidade online é uma maneira ágil de a sociedade alcançar a formação profissional por meio deste mundo globalizado”.

A Univesp conta com sete cursos em 86 polos disponíveis no Estado. Criada em 2012, a universidade é mantida pelo Governo do Estado de São Paulo, com credenciamento do Conselho Estadual de Educação e MEC (Ministério da Educação).

LEGENDA