Ação promete marcar Outubro Rosa

Por em 9 de outubro de 2017
Prefeitura promove ação para marcar Outubro Rosa

Outubro é nacionalmente conhecido como mês de combate ao câncer de mama. Durante este período, ações e atividades acontecem em todo o Brasil para incentivar a prática de exames preventivos. Em Itupeva, a abertura oficial está marcada para esta segunda -feira (9), às 8h, no Paço Municipal.

“Os avanços no enfrentamento do câncer de mama e no empoderamento das mulheres são o principal foco da campanhaOutubro Rosa de 2017. O laço rosa simboliza a luta contra a doença e o movimento tem o objetivo de estimular a participação da população”, comentou Lúcia Checchinato, secretária de Saúde.

O encerramento será no próximo dia 28 (sábado), às 9h, no Parque da Cidade. Algumas UBSs também ganharam decoração especial para a campanha.

Mamografia – Este é um dos exames mais procurados no município e que diagnostica o câncer de mama. No relatório apresentado pela Secretaria de Saúde, Itupeva teve um aumento este ano de 26% nos exames realizados, mesmo sem contar mais com o mamógrafo (retirado do sistema de saúde municipal por conta de dívidas do antigo governo).

De janeiro a setembro de 2016, foram marcados 847 exames deste tipo. Já neste ano, a nova administração já encaminhou 1064 procedimentos aproveitando vagas para exames na região, oferecidas pelo SUS (Sistema Único de Saúde). “O prefeito Marcão Marchi já encontrou uma maneira para realizar os exames no município e em breve deveremos ter novidades”, comentou Lúcia.