4 mil pessoas já passaram pelo programa de Educação para o Trânsito

Por em 10 de novembro de 2017
4 mil pessoas já passaram pelo programa de Educação para o Trânsito nas Escolas

De janeiro até o início de novembro deste ano, o programa de Educação para o Trânsito nas Escolas realizado pela Prefeitura de Itupeva já atendeu 4270 pessoas, entre crianças, alunos, professores e pais de estudantes. As ações envolvem campanhas de conscientização, orientações e iniciativas em creches e escolas, conforme cronograma estabelecido pela Secretaria de Mobilidade Urbana e Meio Ambiente.
“Em parceria com a Secretaria de Educação, buscamos promover a conscientização das crianças, pais e professores para um trânsito mais seguro, mais humano. Começando a orientar desde cedo, formaremos adultos mais conscientes”, ressaltou Renato Gonçalves, secretário de Mobilidade Urbana e Meio Ambiente.

As Emefeis Moteiro Lobato e Jacob Vitor Levis, além da Creche Municipal do Bairro São Roque da Chave receberam os agentes de trânsito em outubro. Na ocasião, participaram 426 alunos do Jardim I e II, do 1º ao 5º anos do Ensino Fundamental, professores e funcionários. As palestras são voltadas ao público infantil, com a intenção de promover a importância da segurança e responsabilidade no trânsito.

Os educadores aprovam a iniciativa. “Os valores precisam ser cultivados desde pequenos e são essas ações que fazem a diferença”, comentou Yára Burgos, diretora da Emefei Jacob Vitor Levis.

“O trabalho com as crianças é muito gratificante, pois elas adquirem o bom comportamento desde muito cedo e com isso, vão praticando o que aprendem dentro de casa, com a família”, disse a agente de trânsito Valderez dos Anjos.

Redução de acidentes – Neste ano, a Prefeitura de Itupeva reduziu os índices de acidentes de trânsito no município – os dados foram divulgados em setembro. Em 2016, houve 175 acidentes registrados pela PM. Neste ano, foram registrados 153 – uma redução de 12%. Os atropelamentos também caíram, conforme aponta a estatística. De nove casos ano passado, o total caiu para quatro (queda de 55%). O número de vítimas também foi reduzido drasticamente, a partir deste ano. Em 2016, os acidentes de trânsito em Itupeva resultaram em 191 vítimas. Já neste ano, até junho 69 pessoas foram vítimas dos acidentes (queda de 64%).

Além da conscientização no trânsito feita desde o início deste ano, outro aspecto foi fundamental para a redução dos índices: o planejamento. “A secretaria prioriza o planejamento dentro do trânsito do município com objetivo principal na segurança dos munícipes e melhoria na circulação de veículos. Por isso, nossas primeiras ações também estavam voltadas à engenharia de tráfego, com uma nova sinalização viária em pontos estratégicos, troca de placas e correção da circulação viária em várias regiões da cidade,” destacou Regina Romão, secretária-adjunta de Trânsito e Transporte.