Palestra orienta detecção precoce de doenças da próstata

Por em 24 de novembro de 2017
Novembro Azul: palestra orienta detecção precoce de doenças da próstata

O mês de novembro é dedicado ao combate do câncer de próstata. Em Itupeva, a Secretaria de Saúde promoveu uma palestra na noite de quarta-feira (22), com o urologista Adriano Fregonesi, professor de Urologia da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).

“Agradeço a todos que estiveram aqui, pois mostram que estão preocupados com a saúde e o futuro de vocês. Em um balanço feito desde janeiro deste ano, em Itupeva, nós já atendemos 1.354 homens, uma média de 140 por mês”, comentou Lúcia Checchinato, secretária de Saúde.

“Se não nos cuidarmos, a doença vem e nos assola. Parabenizo a iniciativa e o trabalho de todos os servidores da Saúde e a disponibilidade do doutor Adriano em estar aqui. Nós temos um compromisso de cuidar da sociedade”, afirmou o secretário de Governo, vice-prefeito Alexandre Mustafa.

O palestrante explicou que os principais exames para detecção da doença são o de sangue e toque retal, que ainda faz muito homem torcer o nariz. “Quando o homem é criança, os principais símbolos dele são os super-heróis. Por isso ele acha que tem superpoderes e quando descobre uma doença, acha que perdeu isso. Os homens precisam entender que são de carne e osso e que precisam cuidar de si”, comentou. “Aproveito para parabenizar a iniciativa da Prefeitura. Foram poucas as cidades da região que tiveram essa preocupação”.

Precaução – Durante o encontro, foram apresentados os três tipos de doenças na próstata (Hiperplasia Benigna Próstata – HBP, Adenocarcinoma – Ca de Próstata e Prostatites agudas/crônicas), bem como os sintomas e as formas de tratamento.

“Os homens precisam entender que o câncer de próstata só perde para o câncer de pele, no sexo masculino”, acrescentou o especialista. “Se houver alteração em qualquer um destes exames, é indicada a biópsia prostática para confirmar. O diagnóstico precoce é muito importante para o controle da doença”.

“Foi muito importante e esclarecedora esta palestra. Muitas coisas fiquei sabendo pelo palestrante. Absorvi o que foi dito e agora sei dos riscos que corro para o futuro”, comentou Laércio Pereira Alves, 35, servidor público.

Participaram da palestra, também, os secretários Fábio José de Andrade (Educação e Cultura) e Marco Randa (Defesa Civil), o vice-presidente do Conselho de Saúde, Orlando Paggiaro, os vereadores Osvando Santos, Valdir Ceará e Angelin Lorençon, e o ex-prefeito de Itupeva, Valdemar Checchinato.