Itupeva terá programa “Internet para Todos”

Por em 14 de janeiro de 2018
Itupeva terá programa "Itupeva para Todos"

O ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Gilberto Kassab, apresentou nesta sexta-feira (12), em Morungaba, o programa ‘Internet para Todos’, que tem objetivo de levar conectividade a 100% do território brasileiro. Convidado para participar do lançamento, o prefeito Marcão Marchi comemorou o fato de que agora toda a população de Itupeva poderá ter acesso à tecnologia.

“A internet faz parte do dia a dia das pessoas e hoje ela é essencial para todo mundo. Graças à iniciativa do ministro Gilberto Kassab, essa tecnologia chegará a locais do nosso município onde as operadoras não conseguiam levar o serviço”, comentou o prefeito Marcão Marchi. O presidente dos Correios, Guilherme Campos, e o deputado estadual Edmir Chedid, também participaram do evento.

“É uma alegria estar com o prefeito Marcão Marchi, que fez um extraordinário trabalho de recuperação em Itupeva. O programa será disponibilizado nesta região, levando internet para as localidades que ainda não têm este serviço”, comentou o ministro Gilberto Kassab.

O projeto recebeu R$ 2,7 bilhões em investimentos do Governo Federal, por meio de uma parceria entre o ministério de Kassab e o Ministério da Defesa. Desta maneira, o programa não terá custos para os municípios. “Este é o maior programa de inclusão social em implantação no País, que será feito através de um satélite que está órbita desde maio de 2017. Todos os testes já foram concluídos e agora podemos colocar em prática algo que ajudará milhões de pessoas”, disse o ministro.

Quarenta municípios paulistas participaram do encontro em Morungaba. Da Aglomeração Urbana, além de Itupeva, estiveram presentes representantes de Várzea Paulista, Campo Limpo Paulista, Jarinu, Cabreúva e Louveira. Todos foram recebidos pelo anfitrião do evento, o prefeito Marco Antônio de Oliveira.

“Este é um programa como poucos no mundo que cobrirá todas as lacunas digitais existentes no Brasil. Em localidades que eventualmente as operadoras não desejarem atuar, a Telebrás poderá assumir o serviço”, falou Guilherme Campos, presidente dos Correios.

Cadastramento – Desde segunda-feira (8), estão abertas as inscrições para as empresas interessadas em participar do programa. “A previsão é que o equipamento seja operacional por 18 anos. Já estamos trabalhando em outro satélite, vamos levar banda larga para todo o Brasil a preço social e atender o restante da população, que hoje gira em torno de 30% no País”, ressaltou Jarbas Valente, diretor técnico operacional da Telebrás.

O programa terá ponto de partida com um convênio entre o Governo Federal e 300 cidades. A partir disso, o ‘Internet para Todos’ vai atingir gradativamente todo o Brasil. O primeiro município será Santo Antônio da Posse, localizado a 149 km da capital paulista.