Comdema discute diretivas do ‘Município VerdeAzul’

Por em 10 de fevereiro de 2018
Prefeitura apresenta diretivas do Programa Município VerdeAzul em reunião do Comdema

O Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente (Comdema) se reuniu quinta-feira (8), no Paço Municipal. Sob a presidência de Ricardo Checchinato, os conselheiros assistiram uma apresentação das diretivas do Programa Município VerdeAzul (PMVA), do qual Itupeva faz parte.

Márcia Sumagawa, diretora do Departamento de Proteção e Educação Ambiental (órgão da Secretaria de Mobilidade Urbana e Meio Ambiente da Prefeitura), foi a responsável pela explanação. De acordo com ela, haverá um acompanhamento deste trabalho pela Secretaria Estadual de Meio Ambiente pelos próximos 10 anos. “Com essas ações, a tendência é que os municípios evoluam a partir de agora”, explicou a diretora.

“Podemos dizer que a nossa maior conquista no ano passado foi a aprovação do Plano Municipal de Saneamento Básico. Com ele teremos uma frente de trabalho com inúmeras possibilidades e também ganhamos pontos na questão do Programa Município Verde Azul”, comentou Renato Gonçalves, secretário de Mobilidade Urbana e Meio Ambiente.

As diretrizes tratam de questões como município sustentável, estrutura e educação ambiental, conselho ambiental, biodiversidade, gestão das águas, qualidade do ar, uso do solo, arborização urbana, esgoto tratado e resíduos sólidos.

Programa – Lançado em 2007 pelo Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria Estadual de Meio Ambiente, tem o inovador propósito de medir e apoiar a eficiência da gestão ambiental com a descentralização e valorização da agenda ambiental nos municípios. O principal objetivo é estimular e auxiliar as prefeituras paulistas na elaboração e execução de políticas públicas estratégicas para o desenvolvimento sustentável do Estado.