Itupeva cadastra empresas do setor turístico

Por em 22 de fevereiro de 2018
Prefeitura abre cadastramento para empresas do setor turístico

Após conquistar o título de Município de Interesse Turístico (MIT), a Prefeitura de Itupeva busca fomentar ainda mais o desenvolvimento da cidade. Para isso, algumas ações vão nortear o trabalho neste setor da economia, inclusive com a criação de um selo para que os turistas reconheçam as empresas melhor avaliadas pelo poder público.

A “Carta de Princípios de Desenvolvimento Turístico da Cidade de Itupeva” foi desenvolvida pela Secretaria de Agricultura e Turismo e servirá como referência para o desenvolvimento de projetos e iniciativas.

Para isso, é necessário o cadastramento, facultativo e sem custos, dos empreendimentos turísticos e prestadores de serviços turísticos interessados. A partir das informações fornecidas e atualizadas, a Secretaria de Agricultura e Turismo e o Conselho Municipal de Turismo de Itupeva (Comtur) poderão desenvolver estas iniciativas para benefício do setor de forma igualitária.

“Este projeto tem como diferencial levantar dados do turismo municipal para depois colocar em prática as ações de fomento ao turismo da nossa cidade”, comentou Marcos Brunholi, secretário de Agricultura e Turismo.

Para fazer o cadastramento é necessário ter o CNPJ ativo, estar enquadrado na Lei Federal nº 11.771, de 17 de novembro de 2008. Na sequência, o estabelecimento passará por uma avaliação antes de receber o Selo “Amigo do Turista” – assim oficializado como atrativo turístico oficial de Itupeva.

No caso de não atingir os requisitos exigidos, um novo prazo será dado para que o padrão do programa possa ser atingido. “Nossa intenção é mapear e mostrar os empreendimentos turísticos de Itupeva, ajudando os estabelecimentos a se tornarem atrativos”, completou Brunholi.

Os empreendimentos turísticos que aderirem à Carta de Princípios do Desenvolvimento Turístico da Cidade de Itupeva farão parte das próximas ações de divulgação e fomento do turismo municipal, como as edições do Mapa Turístico Oficial de Itupeva, mídias sociais, vídeo institucional, site do turismo de Itupeva, reportagens sobre o setor e entre os próprios empreendimentos turísticos.

“A gestão do prefeito Marcão Marchi trouxe para Itupeva pela primeira vez, uma equipe técnica especializada, trabalhando e tratando o turismo de forma séria. Somente deste jeito poderemos atender ao turismo do município de maneira igualitária”, destacou a turismóloga Rita Bonequini.

Os interessados deverão comparecer na Secretaria de Agricultura e Turismo, localizada na Praça São Paulo, número 2, Centro (ao lado da rodoviária), até o próximo dia 28 (quarta-feira), sempre de segunda à sexta-feira, das 9h às 17h.