Nova Monte Serrat recebe Fumacê na madrugada

Por em 22 de fevereiro de 2018
Prefeitura realiza nebulização na Nova Monte Serrat

Na madrugada desta quarta-feira (21) a Prefeitura de Itupeva realizou a nebulização (fumacê) em todas as ruas do bairro Nova Monte Serrat. A estratégia faz parte das ações de combate ao mosquito Aedes Aegipty, transmissor da Dengue. O município não registra nenhum caso da doença graças ao trabalho realizado pela Secretaria de Saúde e Unidade e Vigilância de Zoonoses. A ação teve a liberação da Sucen (Superintendência de Controle de Endemias).

“Combater o mosquito e evitar que ele se proliferem são as formas mais eficazes de evitar doenças como a Dengue, Zika, Chikungunya e a Febre Amarela. Essa deve ser uma preocupação constante, tanto da Prefeitura quanto da população. Cada um precisa fazer a sua parte”, comentou Lúcia Checchinato, secretária de Saúde.

Em Itupeva, durante todo o ano, foram realizados mutirões de combate ao mosquito.  As equipes de agentes de endemias do setor de Unidade e Vigilância de Zoonoses (UVZ) realizaram em 2017, de janeiro a dezembro, mais de 6.800 visitas nos imóveis da cidade. A nebulização também será feita em outros bairros, sempre em horários que não causem transtornos aos moradores.

“O trabalho de conscientização é muito importante de se fazer. Precisamos trabalhar lado a lado com a população e evitar ao máximo a proliferação do mosquito. Um cronograma está sendo montado e logo outros bairros serão atendidos”, comentou Gilmara Breda, gerente da unidade de Vigilância e Zoonoses.

Limpeza - As equipes de manutenção e limpeza da Prefeitura de Itupeva realizam diariamente o serviço de conservação de áreas verdes e espaços públicos em diferentes bairros da cidade, diminuindo a possibilidade de proliferação do mosquito.

Além das casas, os agentes também vistoriam pontos estratégicos como borracharias, cooperativas de reciclagem, cemitérios e imóveis especiais. A população também pode denunciar focos do mosquito Aedes aegypti pelo telefone 156 ou no setor de UVZ. O telefone para contato é (11) 4591-8517 e o e-mail vetores@itupeva.sp.gov.br.

Fique atento às dicas para evitar a doença:
- Cobrir caixas d’água;
- Evitar o acúmulo de água em tonéis e baldes;
- Manter as calhas sempre limpas;
- Não deixar pneus expostos ao tempo e nunca permitir o acúmulo de água dentro deles;
- Limpar bandejas externas das geladeiras e ar-condicionado;
- Esvaziar garrafas, baldes e latas. Guardá-los em local coberto;
- Lavar semanalmente com buchas, sabão e água corrente os recipientes destinados à alimentação dos animais domésticos;
- Deixe ralos limpos e com aplicação de tela;
- Limpe semanalmente ou preencha com areia os pratos de vasos de plantas.