Antiga Mina de Tungstênio será Jardim Botânico em Itupeva

Por em 9 de março de 2018
Prefeitura fará levantamento do material histórico da Antiga Mina de Tungstênio

Após apresentarem o projeto de construção do Jardim Botânico, que será na área da antiga Mina de Tungstênio, no bairro da Mina, ao secretário estadual de Turismo, Fabrício Cobra Arbex, a Prefeitura de Itupeva dá início a uma nova ação. A partir da próxima segunda-feira (12) a população poderá participar do levantamento histórico.

“Queremos resgatar a memória da região e da Mina de Tungstênio, isso é riqueza para Itupeva. Recentemente fomos contemplados pelo MIT (Município de Interesse Turístico) e agora cabe a nós fomentarmos o turismo na nossa cidade”, afirmou o prefeito Marcão Marchi.

O objetivo desta ação é colher depoimentos de quem residiu no bairro ou trabalhou na Mina enquanto estava em atividade, reunir cópias de registros fotográficos, notícias de jornal, entre outros materiais que registram a história.

“Vamos homenagear a população mais antiga que nos ajudar a compor o histórico do Plano Diretor do Jardim Botânico do Bairro da Mina, um atrativo turístico que está em desenvolvimento. Este local nunca foi explorado, mesmo estando lá por quase 50 anos”, comentou o secretário de Agricultura e Turismo, Marcos Brunholi.

“É importante destacar que não ficaremos com nenhum material original, faremos cópias digitais (Scanner) que serão catalogadas e as vias originais ficarão com o proprietário. A ideia principal é utilizar esses materiais no Centro de Memória, que está previsto no Projeto do Jardim Botânico”, comentou a turismóloga e diretora de turismo, Rita Bonequini.

Os interessados deverão comparecer na Secretaria de Agricultura e Turismo, localizada na Praça São Paulo, número 2, Centro (ao lado da rodoviária), de segunda à sexta-feira, das 9h às 17h. Mais informações pelo telefone (11) 4591-8519.