Parceria cria “heróis ambientais” para Itupeva

Por em 16 de março de 2018
Parceria entre Prefeitura e Fuchs cria “heróis ambientais” para Itupeva

Itupeva ganhou nesta sexta-feira (16) mais um apoio na prevenção ao meio ambiente. Na verdade, três reforços: os personagens “Replante, Reuse e Recicle”. A criação dos heróis ambientais é uma ação da Secretaria de Mobilidade Urbana e Meio Ambiente e foi possível graças à parceria com a empresa Fuchs.

Replante (árvores), Reuse (água) e Recicle (resíduos sólidos) vão participar de ações de educação ambiental no município, principalmente no trabalho voltado às crianças. Desenvolvido na secretaria, o projeto atraiu o interesse da Fuchs, que topou a parceria. “Quando a empresa sente que o trabalho é sério, ela aceita investir. Esse é o principal viés”, explica André Domok, que faz parte do marketing da Fuchs – responsável pela criação da roupagem de super-herói para os personagens.

A apresentação foi feita na Sala Verde, espaço criado com material reciclável  dentro da Secretaria de Mobilidade Urbana e Meio Ambiente. Participaram o diretor José Luiz Dias e o coordenador de Certificação e Fiscalização, engenheiro Anselmo Poli (idealizador do projeto).

Ações – Desde o ano passado, a Secretaria de Mobilidade Urbana e Meio Ambiente iniciou um trabalho que trata com seriedade e prioriza a questão ambiental no município. Já foram plantadas pelo menos 3.500 árvores, sendo 3.200 em duas áreas de recomposição florestal e outras 300 mudas plantadas em campanhas de educação ambiental em escolas e áreas públicas. A meta é que este ano o plantio seja quase três vezes maior.

Dentre as ações também foram promovidas palestras, oficinas e demais atividades, incentivando a população a desenvolver hábitos socialmente justos, ambientalmente corretos e economicamente viáveis em prol do desenvolvimento sustentável.

Também foram criados convênios para descarte de lâmpadas residenciais, equipamentos eletrônicos e óleo de cozinha, com o programa Ecobarganha e o Dia do Campo Limpo.

Para este ano, a pasta trabalha para ampliar as ações e os projetos ambientais. A expectativa é que Itupeva seja uma das cidades da região que mais avance na área.