Alunos participam de programa de saúde bucal

Por em 1 de maio de 2018
Alunos da rede municipal participam de programa de saúde bucal

Com o objetivo de garantir mais qualidade de vida aos alunos da rede de ensino, a Prefeitura de Itupeva, por meio da secretaria de Saúde, está realizando atendimento odontológico preventivo com alunos de escolas do município.

O projeto foi retomado no ano passado, graças a uma iniciativa do prefeito Marcão Marchi. A princípio, a ação é realizada em escolas de bairros onde a Unidade de Saúde já conta com o atendimento, mas o objetivo é alcançar todos os alunos.

“Cuidar da saúde bucal é tão importante quanto dos outros aspectos e essa ação preventiva nas escolas é uma ótima iniciativa para as crianças. É essencial investir em prevenção”, comenta a secretaria de saúde, Lúcia Checchinato.

Recentemente, a dentista Dra. Marli Machado de Oliveira, que atende na UBS do Guacuri, visitou a Emefei Victor Jacob Levis, onde 138 crianças foram beneficiadas com o programa que tem ênfase na prevenção, além de ações educativas, escovação supervisionada e aplicação de flúor. O trabalho educativo também realiza palestras para gestantes e grupos de mães.

Segundo o coordenador técnico de odontologia, Dr. Paulo Marcondes, o cronograma prevê consultas para avaliação de risco e acompanhamento dos alunos nas escolas a cada semestre.
“Na UBS do Guacuri, Dra. Marli e a auxiliar odontológica Cristina fazem classificação de risco e atendem todas as crianças, inclusive jovens maiores que ainda são pacientes, mesmo se já foram para outras escolas”, explica.