Violência é tema do 15º Encontro com os Políticos da Diocese de Jundiaí

Por em 17 de maio de 2018
Violência foi tema do 15º Encontro com os Políticos da Diocese de Jundiaí

No dia 14 de maio os prefeitos, vices, vereadores, deputados federal e estadual, secretários municipais e outras lideranças das 11 cidades que compõem a Diocese de Jundiaí participaram do 15º Encontro realizado na Cúria Diocesana.

Promovido desde 2010 pela Pastoral Fé e política com parceria nos últimos 3 anos com o Conselho Diocesano de Leigos, estes encontros têm como objetivo, um momento de diálogo, pautado por um tema em comum, entre os gestores públicos das cidades da Região Diocesana.

No convite enviado pelo bispo Dom Vicente Costa, atendendo ao apelo da Campanha da Fraternidade 2018 -  “Fraternidade e Superação da Violência”, foi sugerido aos gestores para falarem sobre duas perguntas pontuais:
1 – Qual a maior violência que desafia o seu município?
2 – O que seu município faz para superar a violência?

Atendendo aos questionamentos os gestores de 9 da 11 cidades, Louveira e Pirapora do Bom Jesus não enviaram representantes, apontaram como o trafico/consumo de drogas, gravidez indesejada na adolescência, som alto dos pancadões  e outros, são os desafios locais.

Sobre o que é feito para superar a violência foram apontados necessidade do aumento dos efetivos de segurança, investimentos em equipamentos e outros.  Após apresentação dos gestores, a Diocese no formato ver, julgar e agir, falou sobre as diretrizes da igreja sobre o tema.

Foi um encontro muito participativo e como ponto em comum foi solicitado apontarem algumas ações, desafios a serem colocados em pratica. Dentre 7 sugestões apresentadas as escolhidas foram:

Banco de Dados a ser compartilhado pelos municípios, e um encontro com a presença dos gestores das áreas de segurança, educação e saúde.

Para esta realização foi formada uma comissão com os gestores,  agentes da Pastoral Fé e Política e Conselho Diocesano de Leigos, que definirão a data a ser realizada.

Encerrada a pauta, o bispo Dom Vicente Costa agradeceu a presença de todos e rodas e informou que o 16º Encontro será no dia 26 de novembro. É isso!

Reinaldo Oliveira