Alunos da Apae participam de palestra sobre Saúde Bucal

Por em 25 de maio de 2018
Prefeito acompanha ações de Saúde Bucal com alunos da Apae

A manhã desta quarta-feira (23) foi animada e cheia de informação para os alunos da Apae Itupeva. Eles receberam uma palestra sobre saúde bucal com a dentista Luciana de Menezes Tavares Ciola. O prefeito Marcão Marchi acompanhou toda a ação, que também brindou a todos com a distribuição de kits com escova de dente, pasta e fio dental.

Só em 2017, numa parceria com funcionários das UBSs (Unidades Básica de Saúde), creches e escolas da rede municipal, foram atendidas 23,5 mil pessoas e mais de 55 mil procedimentos foram realizados. Entre os serviços prestados gratuitamente à população estão cirurgias, próteses, consertos de próteses, além de atendimentos em domicílios e hospital, moradores de rua e pacientes especiais.

“Investir em ações de prevenção é muito importante, principalmente na saúde bucal. Foi uma ótima iniciativa realizar essa palestra na Apae e fiz questão de participar”, comentou o prefeito.

De acordo com Paulo Marcondes, coordenador técnico odontológico da Secretaria de Saúde, a atividade na Apae voltou a ser realizada após anos de paralisação. “Atualmente, além de orientar a família da criança especial, a Ação Educativa inclui a doação do kit de escovação”, destacou.

Orientações – Durante a palestra, Luciana deu orientações sobre a forma correta de escovação e fez demonstrações com uma prótese gigante. Tudo com a participação muito ativa dos alunos, que depois receberam os kits.

“Esse trabalho é muito legal e depois reflete no que a gente atende no consultório. A escovação é onde começa a saúde bucal e se conseguirmos conscientizar a criança disso, ela vai fazer em casa”, explicou a dentista – que atende vários alunos no Ceom (Centro de Especialidades Odontológicas Municipal).

A enfermeira da Apae, Stefanie dos Santos Araújo, comentou sobre a iniciativa. “Achei importante trazer essa orientação, explicar como realizar a escovação e fazer esse trabalho de prevenção. No dia 30 os alunos também vão receber a vacina contra a gripe aqui na Instituição”.

O Ceom fica na avenida Brasil, 294, Centro.