Prefeito abre o 10º Salão de Artes de Itupeva

Por em 28 de agosto de 2018
Prefeito abre o 10º Salão de Artes e comemora números da Cultura

A abertura do 10º Salão de Artes Plásticas de Itupeva, realizada na noite de segunda (27), foi marcada pela emoção e também pela apresentação de excelentes dados sobre a valorização da Cultura no município. As informações foram apresentadas pelo prefeito Marcão Marchi, que abriu a exposição no saguão do Paço Municipal juntamente com secretários, vereadores, servidores públicos e a população.

“Quando assumimos a Prefeitura, havia na Cultura apenas quatro cursos e 200 inscritos. De 2017 para cá, já são 14 modalidades diferentes de cursos gratuitos para a população e mais de 1,4 mil inscritos. Todo este esforço para a valorização cultural na cidade também passa pelo nosso artesanato, que agora expõe os produtos nos mais diferentes eventos; do retorno da Banda Marcial; das festas voltadas às famílias itupevenses e do empenho de todos por uma cidade cada vez melhor”, destacou o prefeito.

Autor da lei que criou o Salão de Artes quando era vereador, Marcão Marchi se disse feliz por ver que a ideia prosperou. “Junto com os demais vereadores, aprovamos essa iniciativa há dez anos e me sinto muito feliz, principalmente por ver tantos jovens participando”.

O secretário de Educação de Cultura, Fábio José Andrade, destacou a importância do evento para o município. “Estamos passando por um momento cultural muito importante na cidade e a prova concreta é a exposição. São obras de alto nível nesta edição, o que mostra a excelência dos nossos artistas e também este apoio na promoção de futuros artistas em Itupeva”.

O presidente da Câmara Municipal, Eri Campos, ressaltou que o trabalho dos poderes Executivo e Legislativo na valorização da Cultura é imprescindível. “O que estamos vendo em nossa cidade é uma gestão conjunta. Este evento é um exemplo de valorização dos artistas do nosso município”.

Salão – Com pelo menos 80 obras expostas, a 10ª edição do Salão de Artes Plásticas de Itupeva ficará na memória de vários artistas da cidade. Alguns deles receberam certificado de menção honrosa, outros participaram como convidados. Na premiação, quatro artistas levaram o prêmio de melhor obra nas respectivas categorias.

Os vencedores são: Pintura – Leandro dos Santos, com a obra 360º; Escultura – Daniel Silva, com o Bumba Meu Boi; Fotografia – Whallyson Wayner; Desenho/Gravura – Irineu Fernandes, com a obra Ouro Oxum. “Vi obras maravilhosas, aqui, e fiquei emocionado. Dentre vários artistas bons, recebi este prêmio. Isso me enche de orgulho para continuar pintando”, disse Irineu Fernandes.

Os trabalhos foram avaliados pelos jurados Alexandre Ignácio, Silvia Ruiz e Saulo de Tarso. “Nossa missão é sempre difícil, avaliar as obras deste salão foi algo complicado. Foram muitas obras de qualidade, mas por outro lado é muito bom, quem ganha é a cidade e a cultura”, destacou Tarso.

Receberam certificados de menção honrosa: Ismael Oliveira Pereira e Dani Adami (escultura); Isaias Cândido, Guilherme de Souza Carvalho e Roberto Bonafé (pintura); Bruno de França, Everaldo João Komatsu Varanda, o Xina, e Gabrieli Ferreira da Costa (desenho/gravura); Leonardo Henrique dos Santos, Everton Rossini Oltman e Alison Moreira (fotografia).

Participaram da abertura o vice-prefeito e secretário de Governo, Alexandre Mustafa, e os secretários Marcos Brunholi (Agricultura e Turismo), Bruno Gonçales (Habitação, Obras e Urbanismo), Renato Gonçalves (Mobilidade Urbana e Meio Ambiente), Antônio Germano Sai (Infraestrutura e Manutenção da Cidade) e Lúcia Checchinato (Saúde).

Pela Câmara Municipal, estiveram na solenidade os vereadores Angelin Lourenção, Tatiana Salles, Edicarlos Candini Luna e Ezequiel Alves. O presidente do Conselho de Cultura, Márcio Xavier, e o presidente da ACE (Associação Comercial de Itupeva), Gustavo Camargo, também participaram

As obras vencedoras serão doadas para o acervo histórico do município. Todas elas ficarão expostas no Paço Municipal (avenida Eduardo Aníbal Lourençon, 15, Parque das Vinhas) até a próxima sexta-feira (31), às 17h.