Escola Victória resgata o Festival de Parintins

Por em 31 de agosto de 2018
Emef Victória Cômodo resgata o Festival de Parintins

No mês de agosto é celebrado o Dia do Folclore (22) e para marcar essa data, a Emef Victória Cômodo Raymundo Fernandes promoveu um evento com este tema nesta sexta-feira (31). Mais de 600 alunos do 1º ao 5º ano da escola participaram da atividade.

“Foi um trabalho maravilhoso que teve o envolvimento de todos os educadores, alunos e funcionários, quem esteve aqui viu várias ações culturais do folclore. Esse resgate das nossas raízes, não podemos perder”, falou o secretário de Educação e Cultura, Fábio José Andrade.

Entre as apresentações, um destaque chamou a atenção: o Festival de Parintins. Os alunos dos quintos anos se dividiram entre Caprichosos (Azul) e Garantido (Vermelho). Todos dançaram como se estivessem na maior festa popular da Amazônia.

“Todo ano trabalhamos a cultura do folclore. Neste ano quisemos sair um pouco das lendas, trouxemos cantigas de rodas, autores brasileiros que têm em seus trabalhos o folclore e a cultura de Parintins, conhecida no Norte e pouco divulgada por todo país. Por conta disso sentimos que era um assunto importante para passar as nossas crianças” falou a diretora Katherine Castello Bertolini.

“Esse evento foi essencial para a nossa educação e pro nosso país. O resgate da cultura é muito importante independente da região e classe social, o importante é mostrar a nossa história”, comentou a professora Mirian Nogueira.

O evento também contou com exposições de desenhos, brincadeiras, salas de atividades que interagiam com os pais e muitos trabalhos com as lendas folclóricas.

“Gratificante! Estou muito feliz em saber que ela está aprendendo e se envolvendo com a cultura do país”, disse Angélica dos Santos, mãe da aluna Letícia.

“Esse tipo trabalho incentiva a criança a se envolver com a cultura e a história do país, fiquei emocionado de ver ele participando e dançando o Festival de Parintins”, falou Kelly Lima, mãe do João Rafael.

O Folclore Brasileiro é a junção de lendas, contos, mitos e histórias sobre criaturas e seres fantásticos que habitam o imaginário de povos tradicionais de diversas regiões do país.