TSE barra Lula pela Lei da Ficha Limpa e o tira do horário eleitoral

Por em 1 de setembro de 2018
Jornal de Itupeva

Em sessão que durou mais de dez horas e entrou na madrugada deste sábado (1º), o TSE decidiu barrar a candidatura de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) à Presidência da República. O placar final do julgamento foi 6 a 1 pelo indeferimento do registro do ex-presidente. O argumento da maioria para decretar a inelegibilidade do ex-presidente foi a Lei da Ficha Limpa. O PT pode recorrer ao próprio TSE e ao STF (Supremo Tribunal Federal).

Por 5 votos a 2, a maioria também decidiu que, desde já, Lula não poderá fazer atos de campanha nem aparecer como candidato no horário eleitoral e nas inserções do PT em rádio e TV. O partido, porém, mantém o seu tempo de TV, desde que não apresente o ex-presidente como presidenciável. Ele pode aparecer apenas como apoiador. Por fim, o TSE determinou a retirada do nome de Lula da urna eletrônica.

Por determinação do relator Luís Roberto Barroso, o PT tem 10 dias para trocar o cabeça de chapa, se assim quiser. O mais provável é que o atual vice da coligação, Fernando Haddad, assuma o posto de Lula, e que a deputada Manuela D’Ávila (PCdoB) fique com a vaga de vice. O PT não assume abertamente essa mudança.

Em nota divulgada na noite desta sexta (31), quando a sessão alcançou maioria pelo indeferimento, a Comissão Executiva Nacional do partido afirmou que vai recorrer da decisão do TSE.

“Vamos apresentar todos os recursos aos tribunais para que sejam reconhecidos os direitos políticos de Lula, previstos na lei e nos tratados internacionais ratificados pelo Brasil. Vamos defender Lula nas ruas, junto com o povo, porque ele é o candidato da esperança”, diz o comunicado..

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Por determinação do relator Luís Roberto Barroso, o PT tem 10 dias para trocar o cabeça de chapa, se assim quiser. O mais provável é que o atual vice da coligação, Fernando Haddad, assuma o posto de Lula, e que a deputada Manuela … – Veja mais em https://noticias.uol.com.br/politica/eleicoes/2018/noticias/2018/08/31/maioria-do-tse-vota-por-barrar-candidatura-de-lula-pela-lei-da-ficha-limpa.htm?cmpid=copiaecola

Ficha Limpa x ONU Votaram contra a candidatura de Lula os ministros Luís Roberto Barroso (relator da ação), Jorge Mussi, Og Fernandes, Admar Gonzaga, Tarcisio Vieira de Carvalho Neto e Rosa Weber, presidente do tribunal. A sessão … – Veja mais em https://noticias.uol.com.br/politica/eleicoes/2018/noticias/2018/08/31/maioria-do-tse-vota-por-barrar-candidatura-de-lula-pela-lei-da-ficha-limpa.htm?cmpid=copiaecola